segunda-feira, 22 de abril de 2019

Dead Train in the rain CCXXIV

    Uma vela no quarto escuro. A estação 224 alivia os ombros e dilui o trauma na dureza sacra do cotidiano. Embarquem, o trem vai partir.


Já consolada, mas furiosa, Patrícia vai com a banda para a coletiva. Claro que a tentativa de atentado está na pauta (...) O primeiro pergunta como eles receberam, já no aeroporto, a notícia. As caras que fazem, se lembrando do momento, constituem metade da resposta. Sandra se adianta com “É como olhar para trás e ver um carro arrebentado no ponto de ônibus de onde acabei de sair”. Alguns deles (...) sabem do que ela está falando. Sobre as medidas de segurança, Patrícia afirma que isso cabe às autoridades, que espera já terem tomado as devidas precauções.

Em Sunshadow, Richard leva Aisha quando vai fazer companhia a Elias. Ele nota a mudança de comportamento (...) e se põe a ouví-la. Em pouco tempo ela está chorando no ombro dele, finalmente colocando para fora o que tensionava o cenho. Apesar da motivação ser outra, o estado dela não é muito diferente da Sandra Pancada de todos os dias, ele precisou aprender a educar a filha, sabe lidar com isso...

- A Frida não deve demorar muito a aparecer. Peça que te ensine a transformar essa sombra em um refúgio, para quando precisar da solidão. Você vai precisar de um pouco, de agora em diante, para descansar a cabeça e reorganizar as idéias.

Um pouco daquele sorriso maroto e pueril volta a adornar seu rosto oval. Richard se dá o direito e dever de ligar para a mãe no meio da coletiva (...) ele já começa com “Aisha voltou a sorrir” e a avó aflita se transforma completamente (...) Ele entrega todo o serviço com o mínimo possível de palavras (...) mas aquela ligação de um minuto e seis segundos é suficiente para acender o rosto da diva em um sorriso contagiante. O tom da coletiva passa a ser outro, depois ela conta o milagre e dá o nome do santo aos parceiros.

O ensaio é festivo, com os bebês na plateia, os operários desfrutando de algo mais refinado do que muitos shows efetivos em que já trabalharam. Lá fora algumas modelos tentando uma ascensão fácil esperam, já frustradas, por um affair (...) Sem chance, há duas menininhas mandonas de olho em todos eles, ninguém de fora tem autorização para encontros íntimos. Na saída elas se misturam aos fãs, mas (...) eles preferem claramente as crianças. Aprenderam direitinho.

Patrícia vai ter com o afilhado, o enche de beijos virtuais e pede detalhes, especialmente do que concluiu sobre a situação de Aisha. Ele conta de como conseguiu transformar a própria depressão em um refúgio (...) Da situação da garota, não é grave como pensavam (...) pois estava comparando o antes com o depois. Ela provavelmente vai ficar mais séria, é inevitável, mas nada que comprometa sua juventude (...) O humor que contagia toda a banda faz esquecer o incidente e incendeia o show, fazendo Bancelona balançar e vibrar até a quinta dimensão.

A grandiosidade do espetáculo, mesmo em momentos mais intimistas de algumas canções, redimensiona os conceitos do público. São três horas de música e interação com a platéia (...) Chegando ao hotel, o que encontram? Sim, uma tonelada de chocolates! Literalmente. Os fãs raciocinaram e se deram conta de que findado o último show, estariam liberados. Não desta vez. Não de imediato. Phoebe pega algumas amostras, insere uma agulha em cada e liga o scanner. Felizmente ele só acusa altas doses de glicose, flavonóides e outras tentações do chocolate. Uma barra para cada um, ninguém vai se entupir e correr o risco de passar mal durante o vôo...

- Essa é a minha neta!

Patrícia enche sua sucessora de afagos, está saindo a cópia mandona da avó paterna. De manhã bem cedo (...) voam para Michigan. O pensamento da líder daquela trupe é, no momento, ir ter com Aisha e saber o máximo possível sobre o que aconteceu, depois embrulhar Elias em um abraço (...) Sabe que ela nunca mais será aquela menina que trouxe de Marrakesh, mas evitou-se a perda da essência. Arrepende-se de não ter cedido à vontade de buscá-lo para uma visita, quando ele era jovem, teria feito bem ao primo.

&

Enquanto Sandra se acalma com o pai sob os braços, Patrícia acolhe Aisha e ouve Marcia. Zigfrida fica atenta tanto ao relato quanto ao comportamento da futura comparsa (...) A sueca atesta a transformação, mas não confirma a gravidade que temiam no começo (...) Aponta para os instrumentos e os receita sem limite de posologia, pode começar agora (...) Ligia recebe o irmão enquanto pendura e guarda seu cosplay de índia apache no armário... É, vai vestida de si mesma. O menino está muito sério! Sério demais para a idade e ausência de gravidade...

- É muito cedo para você acordar, pode descansar um pouco mais.

- Descansei o suficiente – responde com a voz mudada. Tenho muito trabalho a fazer até Quick Halk estar pronto, quanto mais cedo começar, mais etapas eu concluo.

- Você está ciente da rudeza que o aguarda, certo? Certo. Qual a sua escolha?

- Cinema. Ainda tenho dúvidas, mas sei que não é como actor. Provavelmente como roteirista e productor, mas preciso experimentar.

- Certo. Vamos começar a trabalhar, então... Eddie, eu gostaria de falar com vocês. Podem receber a mim e a John?

- Claro, a casa é nossa! Seu avô vai amar ter vocês aqui! E eu vou amar saber o porque desse mármore branco em sua voz.

Crazy Horse realmente adora ter os netos por perto, mas percebe que o espítiro ancestral de Sea Bear despertou (...) Longe de se preocupar ou lamentar pela infância abreviada, sabe que apenas terá outros modos de se divertir com ele. Vai inicia-lo nos Street Warriors amanhã cedo. Chuck o chama de velho safado e dá os parabéns, o garoto é bem-vindo ao bando. Já providenciam a indumentária para o neófito.

Na Culture Train ele começa a apender sobre cinema como deve, por baixo, dando assistência geral e aprendendo enquanto ajuda. Happy Moon (...) volta aos seus afazeres um pouco aliviada, finalmente tem alguém para auxilia-la em sua seara árdua. Vai avisar a mãe, que cai boquiaberta na poltrona quando ouve. É encaminhada a Eddie, porque fica realmente transtornada (...) Glenda, enquanto isso, estuda o novo integrante da trupe, com Morgana nos braços. Chama-o para ajudar a organizar alguns sketches que resultarão em um curta-metragem, quando tudo estiver pronto. Ele tem uma facilidade e metodologia surpreendentes, para quem começou a trabalhar no ramo agora.

À noite ela liga para a comparsa e diz que encontrou o forte dele (...) Quando desliga, vai ver os acertos finais para o Sunshadow Otaku Week. O aparato de segurança foi aprimorado, após a tentativa de atentado (...) Agentes e militares estarão disfarçados deles mesmos em cosplays de heróis militares, até uma equipe de Recruta Zero e sua turma haverá. O dia seguinte é movimentado, Moema e Valdomiro chegam com os netos, cujos pais sumiram, para conhecer Inga. Está com Zsa-Zsa no cantinho escolar da casa (...) A chamam e ela vai ver essa história de ter mais um casal de avós, quando as crianças normais têm só dois e olhe lá.

O sotaque é estranhíssimo. Inga tenta acompanhar as notas daquela fala arrastada, nos braços da mãe (...) Ela levanta o dedo, chamando atenção e arranca risos quando diz “Eu também sei um monte de coisas sobre mim mesma, podem me perguntar”. Os garotos goianos amam a colocação e ficam curiosos a seu respeito (...) A índole voluntariosa se destaca, a torna mais próxima de Sandra, com quem tem se parecido mais com o tempo (...) Zsa-Zsa é puxada pela amiga para o centro da conversa. E como ela fala! Desata a descrever o cosplay de R2D2  (...) Outro pronto para o evento é Richard. Marcia o ajuda a vestir o cosplay, lhe penteia a barba e os cabelos, toma uma boa distância e lá está ele, a encarnação do Deus do Trovão dos quadrinhos. Só que ao contrário do actor, ele pode tirar e tira satisfações dos super vilões da vida real, salvando o mundo quase todos os dias...

- Estou me sentindo um surfista de relógio-cuco.

- Ra, ra, ra, ra, ra, ra, ra, ra, ra...

- Com licença... Capitão...

- O que foi, Cabo?

- Eh... É a fantasia que a Phee fez?

- Ela e a Glee fizeram. Ok, pode rir. Segunda-feira eu raspo essa barba e corto o cabelo.

- Rir? Não! Cara, ficou do caralho!

- Espero que sua boa reação seja compartilhada. Nunca tinha usado roupa colante! Me incomoda!

Marcia desata a rir. Phoebe vai saber por que o marido demora tanto e solta um “WOW” ao ver o pai. Na manhã da abertura do evento, ele chama muita atenção. Não só pela perfeição do traje, com seu Mijölnir detectando aparelhos de escuta ao redor, mas também pelo recheio extra-forte. E põe forte nisso! É parado a cada três passos para photos, com Marcia vestida de Wasp ao lado (...) Phoebe e Albert de Mortícia e Gomez Adams, levam três Vandinhas para se divertirem. Richard e Nancy vão de Bonnie e Clyde, até o Ford 1932 eles arranjaram. As marroquinas solteiras vão quase todas de odaliscas, mas autênticas, sem sexualizações midiáticas.

Há um cosplay que encanta tanto quanto assusta quem a conhece, Aisha decidiu passar no salão antes de ir ao evento. Cortou o cabelo até os ombros, penteou como nos anos quarenta e montou o figurino de Lois Lane clássica, com bloquinho de anotações, chapéu ornamental e tudo (...) para as outras é como se estivesse negando suas origens; não a recriminam, (...) Amina chama Patrícia, que vai em seu cosplay de Rocket Woman ver isso de perto. Ela não consegue não se encantar, mas atesta o que lhe foi dito. Ela deixa a gestante com o marido, pega a neta em um abraço e a leva para a muvuca do sexteto. O alívio é ela ter revelado onde exactamente se deu o dano causado pelo episódio em Madri, facilitará o trabalho de Zigfrida.

Os agentes disfarçados percebem o caso, mas não podem fazer nada além de lamentar. Não é a primeira e não será a última vítima psicológica dos extremistas. O bom é que isso pode torna-la uma agente dedicada (...) Por agora o Recruta Zero porta sua arma de verdade que parece uma imitação autêntica de uma arma de verdade, vai conversar com o Sargento Tainha sobre o que viu, recebe instruções e volta à sua ronda. Foram todos orientados a evitar prestar continência para o Capitão Gardner, para não se entregarem.

Como o Sunshadow Dead Train Fan Week, o evento se destaca dos outros pela utilidade pública. Cursos, palestras sérias, intermediação para empregos e graduações, exibição de filmes de época e outras atrações aumentam a relevância (...) publicações raras, estranhas e endêmicas, algumas desconhecidas dos nerds mais dedicados e bem conceituados (...) quase tem briga. Nada de anormal em um encontro de nerds connoisseurs. Eles, aliás, enriquecem e dão verdadeiras aulas nas palestras. Alguns saem do primeiro dia contractados.

Glenda contabiliza o primeiro dia da convenção. Sorri de orelha a orelha, enquanto afaga os rebentos. A parte do serviço secreto também tem bons resultados, tudo transcorreu sem alterações, e três agentes da CIA descobriram que têm talento para desenho artístico (...) O dia seguinte tem gente tentando uma entrevista com o maior Thor de todos os tempos, Marcia precisa demarcar o território (...) Albert tem o mesmo problema, com o agravante de sua esposa ser um ídolo nerd, assediada por cientistas e governos e fonte de teorias conspiratórias, sempre tem gente chegando perto demais para analisar a híbrida de humana e alien.

O domingo marca o encerramento festivo, com balanço não menos. Os agentes aproveitaram a presença maciça para trocar informações úteis, devidamente cifradas. O êxtase vem involuntário com Sanaa, que sente as contrações ali mesmo, dentro de seu cosplay de Rainha de Copas. Lana nasce já sendo notícia (...) Josephine despenca de Beverly Hills para reclamar a afilhada. O saldo midiático é alto, eles têm assunto e patrocínio para se sustentarem pelo resto do ano. Agora se dedicarão a fazer a poupança para a velhice.

0 comentários: