segunda-feira, 20 de maio de 2019

Dead Train in the rain CCLII

    Tensões. A estação 252 mostra que não é preciso querer para atravessar o caminho de gente má, basta tentar ajudar alguém. Embarquem, o trem vai partir.


Ainda sobre a prisão do activista (...) manifestantes se reúnem em frente ao escritório central bradando palavras de ordem. A rua esrá impecavelmente limpa e as lixeiras vazias, deixando-os sem munição. A liga mandou três para vigiar e prevenir maiores problemas. Mars Storm vê e alerta para uma garrafa grande com um pedaço de pano nas mãos de um deles, está mais ao alcance de King George, que arranca um tijolo solto de um muro, parte em vários pedaços e se põe de prontidão. Não dá outra, o sujeito acende o pedaço de pano e joga, mas a garrafa é quebrada por um pedaço de tijolo, lançado com alta precisão por quem tem treinamento militar de alto nível.

Ninguém se fere com gravidade, mas alguns saem chamuscados. É o tempo de a polícia chegar e controlar a pequena multidão. Melinda decide chamar as pessoas que Julia ofereceu, caso precisassem de segurança. Patrícia agradece comovida de coração a Ursula...

- Às ordens, Patty. É o nosso trabalho.

- Vou conectar vocês ao sistema de segurança do escritório, se não se incomodar.

- Para nós é um ponto estratégico valioso de vigilância.

Feito. Enquanto isso, membros da guarda imperial fazem vaquinha para abrir negócios o mais próximos possível do escritório central, para poderem manter a vigilância sem negligenciarem suas vidas, o que Patrícia impôs como norma inviolável desde o começo.

Agora fala com a irmã, a tranqüiliza e avisa que vai com os pais buscá-las desta vez. Nancy está furiosa e indignada, quer ver quem será o primeiro alvo de tiro a fazer cara feia para sua caçula na sua frente (...) Marcel voa desesperado do Colorado para ver a namorada, dentro do uniforme azul e preto de Star Hunter. Ele corre do aeroporto mal a porta do jatinho se abre, chamando a atenção geral e causando palpitações nos paparazzi (...) Yuri gosta da atitude de vir de qualquer jeito em vez de simplesmente ligar (...) o chama para uma conversa séria. Avisa dos perigos que o clã dos Gardner sempre enfrentou e enfrenta até hoje, ressalta o facto de Aubrey ser de facto uma princesa, alerta para os riscos à popularidade e tudo mais...

- Isso não é brincadeira! Aqui não tem um director para cortar a cena e nem equipe de efeitos especiais para te dar super poderes. A família da Melinda combate gente realmente ruim, que mata pelo prazer de exercer um poder. Está me compreendendo? Já tentaram matar a irmã dela muitas vezes! Não é só amor, precisa ter coragem pra entrar nesta família, porque só de fazer parte dela já vai te dar uns trezentos inimigos fortes, inclusive no cinema... Vem comigo... Não péra... Antes vai trocar de roupa.

Ele consegue arranjar algo que lhe sirva, de onde Yuri deduz que não trouxe absolutamente nada, nem carteira. Aubrey liga para a produção e pede que mandem, enquanto o actor é levado para conhecer as pessoas da cidade e por elas também os perigos que sempre rondaram a descendência de Nancy e Richard. Ele descobre algumas histórias macabras protagonizadas por inimigos de Patrícia, mesmo assim não desiste, então o moscovita o envolve com o braço esquerdo e o leva para uma conversa um pouco mais séria: Como se preparar para sobreviver. Depois dá as boas vindas à família.

Lá estão aqueles xaropes de câmeras em punho, querendo saber o que significa aquela cena. Vêem outra mais interessante logo em seguida, quando o casal sai à casa dos avós da moça (...) é matriculado na Macbeth. As Lices adultas o estudam, fazem alguns testes e notam que aqueles músculos são pura estética fisiculturista (...) Lhe dão um procedimento pormenorizado para segir à risca (...) o querem realmente forte para ele não passar vergonha entre os homens da família; deverá poder levantar pelo menos duzentos quilos.

Eles saem da academia e aquele mar de xeretas começa a clicar como se não houvesse amanhã. Eles confirmam o namoro (...) Quanto ao episódio, ela diz que tudo já foi falado a respeito, quer se recuperar do susto e tocar a vida, porque ela não vai esperar eternamente por isso, precisam viver agora.

&

O Airtrain volta de uma maratona funesta. Foram ao velório de um amigo astrônomo (...) e logo em seguida um amigo dos primórdios da banda também morreu (...) o pai exemplar David Bowie. O mundo artístico tem sofrido neste começo de ano. Não fosse a garantia de Renata de que todos vão embora jundos e só depois dos cem anos, os outros cinco estariam agora se perguntando se seriam os próximos (...) Vão procurar seus netos, para se sentirem velhos sem se sentirem mal. Patrícia e Renata se reúnem na Máquina de costura, têm neta e bisnetas em comum.

Deixam os dias e a rotina arrefecerem o luto (...) Shows estão incluídos nessas responsabilidades. Amilton e Eddie terminam de organizar os próximos três, com a pré venda de ingressos já esgotada. Elvira entra na sala como quem não quer nada, com uma boneca de pano nos braços, se aproxima da avó e abençoa o recém-chegado...

- Que história é essa, menina?

- Você tá grávida!

Ela pensa em dizer “na minha idade” (...) Vê Glenda se aproximando com aquela cara de quem fez travessuras e vai fazer um exame de útima hora. Gravidez confirmada e Josephine despenca de Los Angeles para reclamar previamente o amadrinhamento da criança. Embora assuste a moça, é motivo de festa para seus pais, marido, sogra e a banda, que tem um motivo concreto para encerrar o luto triplo (...) A bruxa vai aos seus altares agradecer pela ajuda, não se importa em bancar a mãe do irmão, a antecipação de mais uma criança cristal é bem-vinda.

Vão os seis felizes e serelepes cantar para comemora (...) Na copa, Consuelo aproveita a inspiração que teve para dar início à sua conclusão de curso, vai contar a história americana através da culinária (...) Conclui um parágrafo e se vê cercada pelos seis, Rebeca anotando receitas. Enzo começa com “Vai ser uma leitura muito gostosa” e as piadas pegam fogo. A intenção é mostrar como a sociedade se moldou com os recursos de que dispunha, desde a América pré colombiana até o meio de século passado. As motivações das escolhas dos ingredientes e modos de preparo farão paralelo com os relatos históricos, inclusive o gosto do americano pela culinária de um país com o qual esteve em guerra fronteiriça, sem esquecer que já travou batalha com sua antiga metrópole.

Luppy aparece com as crianças, sinal de que já é hora de ir para a faculdade, e também do happy hour dos seis. Melanie liga, ciente deste hábito, para Patrícia. Anuncia que compraram o colégio onde estudaram (...) decidiram restaurar e transformar em um museu. Vão os seis na manhã seguinte ver isso de perto. Actualizam de lá suas páginas, com photos e vídeos, convidando as pessoas a conhecerem o novo empreendimento dos amigos. Quando voltam são avisados de um caso tenso na Vintage Way of Life. Elias interrompeu um falastrão que começou a menosprezar e ofender Aisha (...) Não é o típico cliente da loja, nem mesmo era um cliente, alegou ter ido falar de negócios de homem para homem. Foi levado como marginal pela segurança, jurando desforra.

Não é difícil rastrear a origem do indivíduo e descobrir que é apenas um idiota útil, usado por terceiros para tentar gerar um escândalo envolvendo a loja e Elias. Patrícia deixa os colaboradores cuidarem dos mentores, vai ter com os dois (...) Sanaa está furiosa e quer a cabeça do atrevido. O modo como o rapaz defendeu, acolheu e mimou a garota reduziu o nível da fúria para abaixo da zona de surto (...) Sandra ajuda a agravar o nível de periculosidade da situação, nem precisaria de armas para isso, quer fazer ração para crocodilo com a genital do idiota.

Patrícia chega perguntando pelas partes ofendidas, as põe debaixo de abraços e afagos (...) avisa que o sujeito era apenas um laranja para levar a culpa por um escândalo que deveria arranhar a imagem da loja, ter encontrado Aisha pela frente foi só um facilitador...

- Ainda isso? Quer dizer que o infiel queria me usar pra fazer o Elias perder as estribeiras? Eu vou mostrar a esses idiotas, eles não me conhecem!

- Vá com calma, menina. É justo essa sua reação que eles queriam de mim, você precisa se manter fria para não cair nessas armadilhas corporativas.

- Quem dera fosse só isso – responde a garota. Tem mais coisas envolvidas nisso e eu as conheço bem. Amanhã a gente retoma aquele assunto e quebra as pernas deles.

- Combinado. Vá descansar, teremos muitos traseiros para chutar amanhã.

Firmam uma cumplicidade que acalma as duas furiosas. Patrícia respira duplamente aliviada (...) Vão os cinco para a Máquina de Costura, aliviar as tensões, enquanto os colaboradores localizam os responsáveis (...) regimes africanos e asiáticos estão envolvidos em toda essa história, eles ajudam a lavar dinheiro de corrupção dos elementos que perderam algumas fontes. Desde que Elias cooptou empresas que não tinham escolha de clientela, ficou mais difícil justificar ganhos ilícitos. Star chama os agentes de Sunshadow e a CIA para dar o alerta. O rapaz não era afinal aquele menino medroso que aparentava, antes de ser resgatado, ele é um grande casca-grossa e isso o torna alvo preferencial dos patogênicos. A boa notícia é que a ação de Elias os obriga a se mostrarem mais.

Não alivia. Princess e Knockout ficam preocupadas, mesmo sabendo que existem serviços secretos que querem muito que ele viva (...) A presença de Chocolate na loja se torna mais valiosa. Temem ser responsabilidade demais para uma garota, mas se lembram que pensavam o mesmo da própria...

- Princess! Brain se preocupava justamente com isso, quando te cooptamos, mas você hoje lidera a organização! Chocolate não está só, nem Elias, nem você e nenhum de nós. Gente de coragem não consegue ficar de fora de uma batalha, não há como mantê-lo longe dessa roda. Vamos nos concentrar no que faremos a respeito.

Consente. Terminam a reunião com os alvos mais explícitos, e as agências oficiais agradecendo pela ajuda. Sem pestanejar as duas vão à loja, ver como os dois estão se saindo. Os funcionários já avisam que há duas locomotivas lá dentro atropelando todo mundo que se atreve a obstruir a linha (...) Aisha ainda é mimada por Elias, que não quer que o ambiente corporativo a endureça demais. Mas sua preocupação é Adele, quer acostumá-la ao trabalho o quanto antes (...) No momento ela está aprendendo com acesso a provas que o universo não tem só seis mil anos. Ela entra em uma crise depressiva e precisa novamente de ajuda profissional...

- Quer dizer que eu não sei de nada? Nada mesmo? Não sirvo nem pra casar?

Sente-se tão burra quanto inútil (...) A colocam como voluntária na própria fundação, sob a supervisão directa de Nancy. Em casa vai receber doses mais altas de conteúdo intelectual, mas de modo lúdico. No momento Marcia a convence a se desligar de tudo o que sabia até agora (...) para facilitar o aprendizado.

Ela volta para casa com as netas, pensando em como alguém consegue retardar tanto a maturidade de uma pessoa (...) Philosopha um pouco, mantendo a atenção para controlar as gêmeas. Encontra Richard e Albert preparando o jantar, Phoebe está tomando banho, é o que fará também. Já à mesa, é inevitável notar sua expressão mais dura, Richard se arrisca...

- Em dias como hoje eu compreendo mais seu avô Richard, Amado. As pessoas se apoiam em bases muito frágeis, umas crêem na base de promessas de recompensas e ameaças de punições, outras descrêem apenas para rejeitar essas premissas. O mundo busca incessantemente um amparo, motivo ou mesmo uma muleta para dar sentido à própria vida, quando finalmente encontra, em vez de usufruir e ser feliz, a destrói e usa os fragmentos para atacar os que não fizeram o mesmo. É isso que tenho visto nos religiosos nestes anos todos como psicóloga, às vezes também nos céticos.

- Refere-se a Adele, amada?

- Também... O que as suas novas irmãs e sobrinhas me contaram de líderes islâmicos, não me deixa apontar o dedo para os nossos radicais. Acho que Ahmed não teria sobrevivido um dia sequer em certos países...

Phoebe se levanta, abraça a mãe por trás e acaricia, sabe que ela precisa se sentir um pouco menina (...) Neste preciso momento há uma fila esperando o corpo dela dormir para receber ajuda, mas desta vez Glenda tem planos para isso, selecionou trezentas entidades, vivas ou mortas, para darem conta do serviço (...) Por esta noite ela terá descanso. É um começo muito duro para um ano que a bruxa já avisou, será um psicopata.

0 comentários: