quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Dead Train in the rain CIV

    O corpo sabe agradecer.  A estação 104 mostra o que o hábito pode fazer à maturidade, e à inveja dos invigilante. Embarquem e comam direito, o trem vai partir.


Mais de duas mil bandas inscritas no concurso, mais de vinte e seis mil cantores solo pediram um concurso para eles, mais de dez milhões de fãs esgotaram os jornais com a listagem. Patrocinadores de última hora imploram para poderem aproveitar esse filão (...) Os que foram aceitos apresentam seus prêmios (...) poderão estender uma boa premiação até o 36° colocado. Tudo acertado, deixam Melinda tomar conta do assunto...

- Senhores, vamos redigir os contractos. Victoria, veja os modelos no arquivo.

Pelo computador ela monta um sobre um modelo vazio, que pode alterar à vontade. Bastam alguns detalhes (...) e os contractos são assinados (...) Os seis vão ter com sua ainda hoje protetora, antes de retornarem a Sunshadow. Com o lançamento oficial do concurso, os inimigos fizeram outro lançamento, o de novos ataques (...) Pegam as lendas urbanas que a cercam, misturam com trechos dos programas que a denunciaram e juntam com seus dogmas em preleções exaltadas. Julia está de olho em todos eles, ela e sua equipe pessoal de fãs de elite, quase como uma inteligência independente a serviço do Dead Train. Patrícia tem conhecimento desta equipe, que conta com quase dez mil membros. Ela acha lindo (...) mas é uma potencial dor de cabeça...

- Sim, Arthur, é lindo! É algo com que qualquer artista sonharia, mas não eu. Quando eu saí do hospital, após o atentado, eu vi aquelas pessoas todas quase se ajoelhando aos meus pés, com seus rostos rubros de tanto chorar, alguns ainda chorando! Cada um que eu tocava para retribuir o carinho, era como a passagem de Jesus com Lázaro! Eu não sabia que tinha e não queria tanto poder!

Ele se aproxima da esposa taciturna (...) sabe que é muito mais pelo poder incômodo que tem em mãos do que propriamente pela mobilização que tem à sua disposição. Ela o encara com aquela expressão de mártir, ele mantém a sua serena e ela se desarma...

- Você está preocupada demais! Está tudo correndo bem e mesmo assim você se preocupa!

- Para tudo começar a andar mal, basta um... Tem razão... Na verdade a única coisa que me inspira realmente preocupação, é aquele cara com dor de cotovelo treinando terroristas.

- E mesmo assim nós temos relatórios quase diários de cada passo dele. Patty, Você faz parte da cúpula da organização, mas não trabalha sozinha!

- I know... Por falar nisso...

- Ele está quieto em Damasco, o agente Laika está concluindo a missão em Stalingrado, as doze ogivas voltaram em segurança para a China, o atentado à Rainha foi evitado, os monges tibetanos foram fuzilados e estão começando vida nova no Alasca, todas as filmagens da banda estão encaminhadas, os microprocessadores estão vendendo mais do que água no deserto, os compressores já foram homologados e logo começam a ser exportados, a tecelagem recebeu as primeiras encomendas dos fabricantes, o almanaque está pronto e logo chega às bancas, o álbum está na prensa, nossos filhos estão felizes e eu aguardo permissão para ser seu marido. Posso?

- Oh, Arthur, me perdoe!

Ele perdoa, mas a proximidade do fim da primeira fase dos planos da organização, deixa Patrícia agitada, às vezes até irritadiça. É um facto histórico que precisará ficar em segredo talvez pelos cinqüenta anos seguites. A abraça e recebe a retribuição do modo costumeiro, inconfundível e viciante (...) Ela se lembra que o escolheu (...) que ele é só seu e ninguém tasca, por mais que as sirigaitas postulantes a super stars de revista de fofoca tentem desviá-lo.

Lá fora a neve manda recado, logo a temperatura cai o bastante e ela vai junto. Na chocolateria Richard conversa com Marcia sobre o tal Elias (...) A última notícia que teve foi de um atropelamento por uma motocicleta, quando descia do ônibus. O condutor estava sobre a calçada a toda velocidade e fugiu sem olhar para trás...

- Enfim, ele é meu primo, não tem como eu não me interessar e, neste caso, como não ficar preocupada. Aliás, é seu primo também!

- Coitado, tem mais azar com que o Charlie Brown!

- Yeap. Só quero ver o que tia Patty vai fazer quando for a hora, ela não pode simplesmente jogá-lo no Airtrain e trazê-lo.

- Ah, ela pode sim. Acredite, é só ela enfiar isso na cabeça e ela o faz... Eh... Amada, meus avós já eram casados com a nossa idade... Já é tempo de pensar em matrimônio.

Ele tira uma caixinha do bolso do pulôver, a põe sobre a mesa e, bem... em cinco minutos Audrey consegue encher a chocolateria com uma cena altamente bipolar, adultos festejando em prantos. Paparazzi se misturam aos amigos e fãs com suas inúmeras câmeras (...) Os dois já ajudam nos negócios da banda e de suas famílias, os dois já têm seu próprio sustento, os dois já enfrentaram atribulações suficientes para saberem oque querem da vida; estão prontos para o mundo malvado dos adultos. Nancy, Eduarda, Richard e Renato estão ansiosos para serem bisavós ainda cedo. Carolina chega no dia seguinte, pronta para surtar (...) É quando Eliot pede a palavra...

- Aquela garota, a Melanie... A gente tá namorando firme.

- Vem cá, conta isso direito!

- Wohoo! Vai ter mais mãe chorando na região!

Ana Clara puxa o sobrinho pelo pescoço e o leva para o sofá. Ele é sucinto, mostrando que todos no ambiente estão ficando velhos (...) Elizabeth e Evelyn dançam do seu jeito pueril enquanto seus pais cantam para animar as comemorações. Isso atenua muito o cenho franzido de Patrícia (...) Os últimos choques que o rapaz sofreu o amadureceram depressa demais, como o avô. A diferença é não estar e não se sentir só no mundo.

&

Enya põe Kurt no assento sobre a garupa, os legumes na cesta e ruma para casa. São apenas seiscentos metros de pedaladas em sua Göricke 1941 azul e branco (...) O short curto listrado de preto e branco, a regata branca com bolinhas pretas, a jaqueta de jeans rosa por cima, a cabeleira tremulando com a turbulência aerodinâmica e o pequeno fazendo a festa logo atrás (...) Na manhã seguinte...

- “A irmã adoptiva de Rebeca e Robert Spring”. Ok, eles cumpriram com o trato, não posso bater em ninguém por causa destas manchetes. Enya, te prepara porque eles são chatos pra cacete!

- O importante é você seguir à risca o que a gente te ensinou... Se te chamarem para qualquer coisa, mande falarem conosco, não dê um passo sem nos comunicar. Sairemos para gerenciar o concurso, mas voltaremos na hora se você precisar.

- Eu não pensei que fosse tão magra! E os nossos pais?

- A gente já tá acostumado – diz Robert. É você que vai ter que se acostumar.

- Vai ser simples, você vai ver...

À tarde se despedem, com as últimas recomendações repassadas uma a uma. Estreiam o novo Airtrain (...) O primeiro voou quase dez vezes o que era esperado, foi aposentado e doado para o museu da cidade. O novo é maior, mais potente e melhor equipado (...) O concurso inova com os próprios participantes votando em seus concorrentes preferidos, na verdade a votação é tão aberta que até os desafetos da banda votarão (...) uma estratégia que Princess discutiu exaustivamente com a organização. Embora não haja vínculos formais, o Dead Train é um braço autônomo que tem prestado grandes serviços à causa. O gesto de civilidade tornou-se parte de um início prévio da segunda fase dos planos gerais.

Vão directo do aeroporto para a gravação de um programa, do jeito que estão, amarrotados pela recepção dos fãs (...) Duas horas e vão para o Jose’s Hotel, sempre seguidos por uma horda midiática (...) Com esta horda vão representantes de outras, que se esforçam para encontrar pontos que possam atacar, são gente dos desafetos e de inimigos declarados. O contingente da banda faz a descida do ônibus ser demorada, mas cada um aparece pouco (...) Os trajes são informais, do tipo que eles usam em suas casas, por isso mesmo a boa forma dos integrantes fica bem aparente, embora não totalmente, desmentindo (...) que os quilinhos dos quarenta anos já pesavam em seus quadrís.

No deck da piscina, longe das lentes (...) eles tratam de detalhes de última hora, como concursos paralelos de gente que não foi aceita como patrocinadora, e de bla-bla-bands que também querem eleger seus côveres. Claro que as diferenças de estrutura e política de trabalho formam um abismo entre elas e a Dead Train...

- Ah... comment ça?

- Os patetas estão fazendo um concurso para o pior cover de vocês, monsieur conde.

Eles se entreolham, começam a rir de perplexidade e passam para o próximo assunto. Alguns astros concluíram suas participações em filmes e querem aparecer com eles, boa parte deles para quebrar o rótulo prévio de filme pipoca que suas obras ganharam (...) querem uma âncora para ajudar a dar longevidade às suas carreiras. Enquanto conversam, o editorial de moda recebe sinal verde de Matthew para fazer edições nas photographias (...) o canal ligado ao Coast to Coast News divulga a simulação. Dom chama todo mundo para ver as photos tiradas na mesma tarde editadas, simulando todos em trajes de banho, com as originais ao lado. Olham para o assessor de imprensa...

- Maryan me ligou, falou da idéia que tinham, que isso seria esfregado nas caras de muita gente e eu autorizei.

- Mas eu não tenho aquele corpão de heroína de quadrinhos!

- Tem sim! Eu durmo abraçado a esse corpão todas as noites, sei do que tô falando!

Começam a se observar mutuamente (...) Jack é o mais velho naquela sala, mas a disciplina alimentar necessária aos compromissos freqüentes da banda o faz parecer mais jovem do que (...) que todos os irmãos e primos, fora a barriguinha de meia idade que só ele não desenvolveu. Todo mundo começa a se sentir muito jovem e cheio de vida, todos começam a fazer poses de brotinhos (...) os desafetos contestam as edições e mordem seus cotovelos doloridos.

No Boa Noite Mundo, Tobby fala a respeito daquelas imagens editadas e da polêmica levantada pelos do contra. As mulheres da banda simplesmente se levantam, apertam as camisas e dão leves beliscões em si (...) levando os fãs à loucura...

- A que vocês atribuem essas formas invejáveis?

- Lembra-se de toda aquela celeuma na Grande Turnê, pelo pulso firme que precisei manter? É isso.

A resposta tanto agrada quanto constrange (...) Mais teorias conspiratórias se formam quando um vídeo sobre Sunshadow é exibido, porque ninguém na cidade parece ter sobra adiposa, sempre variando do bom ao surreal, como Enya. Vídeos curtos de turistas em que ela aparece acidentalmente, foram comprados pelo programa...

- Ela nunca teve moleza na Fundação – diz Robert.

Novamente um comentário da banda suscita amor e ódio (...) alguém com a imaginação mais fértil conclui que as crianças são usadas em experiências do governo e escreve em sua coluna, em um tablóide. A própria moçoila se vê pela televisão e se pergunta como conseguiram aquelas imagens, sendo consolada pelos pais, quando o telephone toca...

- Alô?

- Bonsoir, Norma!

- Oi, Jose... Claro... Tá no sofá com o Robby...

- Eu quero tratar de negócios com vocês antes que ela caia em alguma armadilha...

As duas conversam rapidamente e combinam tudo. Norma trata com o marido e a filha, Josephine com os irmãos da nova sex simbol americana...

- Vocês não fazem idéia de quantas ligações recebi, de gente grande querendo sua irmã em catálogos de moda! As empregadas tiveram que parar o que faziam para me ajudar.

- Well... Popcorn não é dada à publicidade, Jose.

- Mas ainda é inocente o bastante para cair na conversa de muita gente, Rebeca. Podemos ao menos cogitar e tratar com ela?

Os irmãos se olham, meditam e consentem. Deixam os pais avisados, já com um protocolo de intenções assinado (...) A moçoila se agarra ao rebento, tímida com o futuro que se avizinha (...) Ela não gosta de publicidade, mas ser irmã de dois ídolos da música mundial já a torna uma celebridade. Na semana seguinte ela está em Los Angeles pela primeira vez. Kurt acha o máximo (...) mas a mãe está acanhada (...) a timidez lhe tolhe a altivez que o vídeo mostrou. Vão para o deck da piscina, onde a moçoila se revela ao brincar com o filho, fica erecta e leve correndo atrás dele. Apesar de ter sido uma gravidez acidental, o tratamento que recebeu a fez esperar com amor pelo menino.

A banda volta do show em Orlando e eles podem tratar de pormenores. Lá fora, paparazzi se amontoam para descobrir algo constrangedor que possam vender para os jornais. Lá dentro a conversa é amena, mas sóbria. Acertam um teste com um dos patrocinadores da turnê, só para ela experimentar e testar seu desempenho nas páginas de revistas de moda (...) Receosa, ela assina e já começa a se preparar para uma sessão de photographias em um junkyard nos arredores da cidade. Patrícia vai atrás, ver se garimpa algo interessante, com ela (...) uma multidão que lota o lugar. De cara impede a demolição de um Packard Clipper 1952 verde de teto branco (...) Os fãs asseguram enfaticamente que a vontade de sua musa seja acatada e uns vinte carros seguem para Sunshadow, assim que terminar a sessão de photos, sem eles ela não termina.

A primeira coisa que fazem com Enya é enfunar sua cabeleira até virar uma juba, lhe dão um tailleur verde manga com ombreiras (...) e fazem um teste em uma cabine abandonada e toda enferrujada de um Kenworth 1948 (...) o bom profissional sabe valorizar a expressão da modelo, a moçoila ganha um ar melancólico que combina muito com o ambiente. O que era para ser um teste acaba sendo para valer, são seis roupas, trinta poses e muitos ciúmes de algumas modelos veteranas. A regra é clara: se agradar, desagrada. Nos dois dias seguintes eles voltam à locação, sempre com alguém de Julia por perto (...) os paparazzi agradecem pela nova vítima.

Ela volta para casa bem remunerada, mas assustada, a tempo de ver a inauguração da lan house Be Your Own Press. Foram meses de planejamento minucioso com a paciência de um monge (...) É Ana Clara abrir as portas e os jornalistas ocuparem todos os lugares, aproveitando a chance de mandar notícias assim que são coletadas (...) Há fila para utilizar as doze máquinas. Uma loja de conveniência fornece disquetes, adesivos, estojos, blocos de notas, canetas e outras coisas de que aquele bando de xeretas precisa muito, inclusive comida.

0 comentários: