sábado, 17 de novembro de 2018

Dead Train in thr rain XCII

    Senhora Atlas. A estação 92 está toda sobre os ombros de nossa protagonista. Sejam gratos e embarquem, o trem vai sair em segurança, graças a ela.


Richard repete em parte um feito da mãe. Um pastor novato, mas muito erudito, foi à escola para uma palestra sobre o bem e o mal, quando teve a idéia de chamá-lo à frente (...) não demorou a discordar do sacerdote, às vezes tentando se esquivar com “Desculpe, mas eu não me baseio nem em minhas próprias opiniões, eu me guio por parâmetros”. Melinda grava tudo, orgulhosa do sobrinho, sabe que o pai amará ver isso. Em dado momento, questionado sobre o diabo, ele solta...

- Se eu fosse o diabo e fosse mau, eu não puniria os maus.

- Mas por quê? Não é lógico que os maus sejam punidos?

- Não por quem dissemina o mal. Eu, no lugar dele, transformaria o inferno em um paraíso para os canalhas, para mostrar aos bons que o mal compensa e que eles sofreram à toa. Não é sabotar o bem que o seu diabo quer? Então é o que ele deveria fazer! Me desculpe, não sou ateu, mas nesse deus e nesse diabo eu não posso acreditar.

- E por que Deus Misericordioso nos obrigaria a voltar tantas vezes a este mundo horrível?

- E por que Deus Misericordioso obrigaria criaturas inocentes a nascerem em países miseráveis e terríveis, alguns dos quais proíbem terminantemente toda e qualquer manifestação religiosa, especialmente o cristianismo, punindo até mesmo com fuzilamento sumário?

É aplaudido de pé por colegas e professores. A tia (...) vai abraçar aquele meninão lindo e genial que viu do tamanho de um antebraço, e de quem trocou fraldas várias vezes. Richard, quando vê a gravação...

- É O MEU GAROTO! ESTE É MEU NETO! MINHAS FILHAS SÃO DISSEMINADORAS DE GÊNIOS!

O gigante corre e pula pela casa, rindo como se fosse uma criança. Ele faz cópias da fita e manda para todo mundo. Patrícia e Arthur se desmancham pelo rebento (...) Josephine vê várias vezes, fica pasma com a lucidez de um menino tão jovem, que ainda não entrou na puberdade. Carolina se desmancha, vê a fita até ela estragar e precisar pedir outra. Ana Clara passa a paparicar o sobrinho como se fosse seu filho, no que a mãe interfere...

- Sem exageros, Claire! Ele precisa de um grau de dificuldades para se desenvolver. Avise que há pudim pronto na copa e convide-o para comer.

- Foi mal. Eu empolguei! Mas eu tô embasbacada com esse menino!

- Eu também. Meu menino está crescendo rápido, mas não imaginava que tivesse crescido tanto por dentro... Maturidade precoce é uma faca de dois gumes, Claire...

- Desfaz essa cara de mártir, ô de cima!

Ela não pode simplesmente dizer o motivo de sua preocupação (...) O encontra debruçado em tantos livros, em uma mesa da biblioteca, que eles a forram completamente. Em um caderno ele faz anotações e rascunhos, enquanto ouve uma fita da banda. Não teve os traumas do avô (...) mas sabe que não será suficiente para poupá-lo das agruras que esta década reserva aos nerds. Descobre que ele está planejando uma aula de iniciação científica para sua turma, para o quê está resumindo e unindo várias áreas do conhecimento em um artigo...

- Só não exagera, tá?

- Tá. Eu só vou terminar esta página, guardar os livros e pronto. Mãe... É impressão minha ou o mundo está ficando mais burro?

- Está, Ricky. Infelizmente está. Burro e intolerante, inclusive com gente realmente intelectualizada como você. Tome cuidado com quem divide o seu cabedal.

- Salvou o mundo, hoje? Está com uma cara!

           - Me dá um abraço.

Melhor do que ninguém, ele conhece os efeitos terapêuticos daqueles braços (...) Não há no mundo lugar melhor do que aquele abraço. Rebeca observa do umbral da porta, encostada e de braços cruzados (...) deve ter acontecido algo grave, ou talvez esteja só preocupada com o mundo horroroso que aguarda seu rebento. É também isso...

- Meu pai ficava assustado com minhas deduções acerca do que ele fazia.

- E você está assustada com as deduções que o Ricky está fazendo.

- O mundo está ficando muito idiota, Mascote. É um lugar muito perigoso para ele.

- Sai dessa, mulher! A gente vai proteger ele até ter o tamanho do seu pai e distribuir sopapos!

- Rá, rá, rá, rá, rá, rá, rá... Ele já está quase do seu tamanho!

- O que não configura exactamente uma vantagem. Mas ele tá lindo, Hein!

- Sou suspeita pra falar disso... Mas que menino lindo, meu Deus! Parece um deus grego! Lindo, inteligente, carinhoso, prestativo... Ele vai me dar trabalho!

A mudança de rumos da conversa surte efeito, o rosto dela se acende e fica rosado, os olhos brilham e o sorriso escancarado exibe quase todos os dentes (...) vai torná-lo forte para enfrentar o que o espera.

&

O garoto tem a chance de esclarecer alguns pontos nebulosos sobre a mãe, em uma visita a Josephine. Enquanto ela e os parceiros vão resolver negócios que ele e os outros não podem acompanhar...

- No começo eu desconfiei, mas sua mãe foi tão atenciosa e o tom de voz foi tão sincero, que eu deixei ela ver meu carro. Fiquei chocada vendo aquela menina tão linda e delicada mexendo com tanta intimidade naquele motor! Motor italiano não é para quaisquer mãos, precisa ser muito habilidoso!

- Ela sempre foi assim?

- “Assim” como, Ricky?

- Essa cara de preocupação que ela faz, sabe? Me dói, eu vejo que ela está sofrendo!

- Então ela voltou a fazer aquela cara...

Ela imagina os motivos, explica resumidamente os dissabores que Patrícia enfrentou desde muito nova (...) Infelizmente ela não pode dizer tudo, mas o que diz dá ao menino a noção precisa da carga de responsabilidades e traumas que sua mãe carrega. Richard tem curiosidades sobre a bisavó, mas teme que perguntar sobre isso cause sofrimento à mãe e à avó...

- Você não precisa ter medo, Patrícia é uma mulher forte e madura. Ela superou a perda de Naomi ainda criança, até lê o diário dela, de vez em quando!

- Eu não sabia desse diário! Você já viu?

- Que menino curioso! Pior do que a mãe! Eu assumo, Jose. Quer conhecer sua bisavó? Te empresto o diário dela, mas é para você ler todas as noites, antes de dormir, ele me ajudou muito nos piores momentos. Um dia eu vou poder te contar tudo, filho, não me pergunte quando, mas eu vou. Acho que dos apuros pelos quais passamos durante a carreira, você já tomou conhecimento, faltam os detalhes mais sórdidos. Foi uma época muito dura, mas também foi muito bonita e é por isso que nós preservamos pra vocês... Meu Deus, como você é lindo!

- Meu Deus, como você é linda! E obrigado pelo que fez com o meu pai.

- O quê?

- Foi você que fez ele ter autoconfiança.

Ela olha para a diva (...) ele entendia rápido o que Josephine dizia. A anfitriã os acompanha até os demais (...) Patrícia quer fomentar com ele a mesma cumplicidade que tem com o pai. Marcia, Sakura e Karen o puxam para a piscina, enquanto os adultos aproveitam um momento de descontração (...) Iniciar os trabalhos para o próximo álbum foi mole, a música é a parte mais fácil do trabalho dos seis. Marie e Jean Pierre ficam perto dos pais, ainda são muito crianças para se aventurarem na água sem um adulto responsável. Se bem que se Ricky se prontificar...

- Tome, mas cuidado com eles, ainda não têm boa noção de perigo.

- Quem te viu, quem te vê, Mascote. Boa tarde a todos.

Zigfrida se aproxima vislumbrando aquela cena de mãe cuidadosa. A maternidade ajudou a disciplinar um pouco a impulsividade, porque desaparecer com ela são outros quinhentos.

Em Sunshadow, Laura leva Greta para o hospital. A menina definhou rapidamente após tossir muito e cair na cama. Proibiu Daniel de contar a alguém (...) sabe o quanto a filha é ocupada e esses momentos de folga são escassos. Os médicos ficam alarmados quando a menina começa a tossir sangue e a internam imediatamente. Como nada acontece em Sunshadow sem o conhecimento da organização, exceto o desenvolvimento das habilidades belicosas de Nancy, ela e Richard chegam (...) encontrando o casal em lágrimas...

- Minha filha está morrendo...

Enquanto ela acolhe o casal desesperado, Richard conversa com os médicos. Eles estão atônitos (...) Acreditam que seja um mal congênito e que alguma coisa o desencadeou, provavelmente o esforço intenso, já que ela estava apostando corrida com a irmã. Na UTI a menina respira com auxílio mecânico, o pneumologista ainda teme que qualquer tentativa de melhorar a respiração natural cause uma hemorragia interna, que a mataria em minutos. Fizeram exames preliminares, mas...

- Ela é uma criança! Uma criança pequena, não deveria ter esses sintomas!

- Quem diz que doenças teremos ou não é a natureza, doutor. Encontraram algo na literatura?

- Nada! Nada que se enquadre no caso dela, uma criança saudável, feliz, acostumada a exercícios físicos freqüentes, com alimentação saudável, actividade intelectual intensa... Foi tudo muito rápido, segundo a primeira dama! Em menos de meia hora o quadro evoluiu de uma tosse para este que temos agora.

- Eu não sou médico, mas...

- Claro, Brain. Vamos.

Richard (...) dedilha os seios da menina e encontra algo (...) Ele pede que uma enfermeira refaça o exame de toque de mama e ela confirma, também chocada. Richard sai depressa para dar uma notícia menos grave do que Laura espera...

- Não, ela não vai morrer! Já sabemos o que ela tem! Sentem-se, os dois... Não sabemos como, mas Greta está com um nódulo mamário, provavelmente um câncer de mama.

- MINHA FILHA É UMA CRIANÇA!

- É por isso que os médicos estão chocados. A boa notícia, já que a pior não veio e NÃO VIRÁ, é que eles já sabem o que fazer, mas provavelmente ela precisará de cuidados especiais pelo resto da vida. Talvez haja um cancro em um dos pulmões, em decorrência disso, eu disse “TALVEZ”, mas ele provavelmente pode ser extirpado.

Silvia e Enzo chegam na tarde seguinte com Karen. Ela liga para a casa da mãe e é Myrtle quem atende, a criança solta tudo e a moça voa para o hospital. Em uma semana eles conseguem um diagnóstico confiável e uma perspectiva consoladora, mas a perda da capacidade pulmonar pode ser irreversível (...) Orientada por Nancy, Laura se dirige à outra menina...

- Myrtle, ajude a mamãe. Preciso que você cuide da sua irmã, para eu ajudar seu pai na prefeitura.

- O que ela tem?

- Ela está muito doente. Talvez nunca mais consiga correr com você. Vai precisar ser uma mãezinha pra ela. Me ajuda.

Apesar do peso que sabe que está colocando  nos ombros da filha, as conseqüências são infinitamente menores do que gerar ciúmes (...) Silvia chega por detrás, buscando notícias, acaricia a cabecinha preocupada da irmã...

- Nós duas vamos cuidar dela. Primeiro teremos que conseguir uma ajudante para a casa...

Enzo dá notícias aos outros (...) o simples facto de ambas poderem comemorar o próximo aniversário já é um alívio enorme para a sogra...

- Ela vai ficar mais fraquinha, com menos fôlego, mas vai crescer, quem sabe casar e ter filhos.

- Que bom! Não desejo nem aos três jumentos que pensavam que fossem cantores, a dor de enterrar um filho. Seu pai merece um prêmio, Patty.

- Ele não quer saber disso. Ele sempre diz que não espera pela providência, a toma. Ele não faz as coisas esperando por recompensas, faz porque sabe que precisam ser feitas. Assim que ela sair do hospital, vamos fazer uma festinha para as duas, o que me dizem?

Fazem-na (...) a menina está bem. Ficou um pouco diferente da irmã por causa da longa internação, já não parecem ser gêmeas univitelinas. Karen se junta à tia, para ajudar a amparar a fragilizada Greta. Ela se reestabelece com rapidez, mas a força e a velocidade que tinha ficaram na saudade. Tomar medicamentos todas as manhãs, após o desjejum, é um incômodo que levará pelo resto da vida, ou até que encontrem uma alternativa para o tratamento.

&

Dão uma pausa involuntária no afastamento das câmeras. Um promotor convidou o sexteto para uma conversa sobre declarações controversas. A quantidade de processos que dão em nada chamou sua atenção (...) Eles explicam mostrando dados de alguns dos que moveram os processos, todos eles tiveram uma boa exposição na mídia, o que ganharam pagou com lucro as custas judiciais (...) Os outros são de lunáticos que (...) pegaram a banda, especialmente Patrícia, para anticristo da vez. Terminada a conversa, que nada  teve de formal, saem sem dar detalhes do que foi conversado, até porque tudo ficou por lá mesmo. Ainda assim Patrícia é abordada, perguntam sobre suas irmãs...

- Elas não pensam em aproveitar a sua fama e iniciar uma carreira também?

- Até o momento, não. Elas querem se dedicar aos estudos.

- Mas elas estão lindas, fariam muito sucesso!

- Estão! E pensar que eu amamentei aquelas duas...

- Já soube que tem uma revista sondando elas, não soube?

Ela faz a cara de “Me explique isso, mocinho” e o repórter desembucha. As revistas para as quais elas recusaram ensaios sensuais estão de olho em suas irmãs (...) Eis que Audrey encontra uma correspondência (...) de uma revista masculina. As gêmeas já são mulheres feitas, altas, bem proporcionadas e em perfeita forma física. Uma cidade cheia de paparazzi não as deixaria passar incólumes...

- Patty, é esta a revista?

- É uma delas. Eu não vou impedir, se vocês quiserem, mas conhecem a minha posição.

- A gente compartilha dela. Por que não fizeram a proposta pra você?

- Primeiro porque ele acham que mulher com mais de trinta anos está acabada, segundo porque eles já nos assediaram antes e tiveram um “Não” cada vez maior e mais redondo, terceiro porque a gente passou a patrocinar mais do que ser patrocinado.

- Tia Patty, com licença... Minha mãe está te chamando...

Pela cara de choro, ela deduz a gravidade. Acompanha Marcia e encontra Matthew se desmanchando em lágrimas pela primeira vez. Theodore não acordou (...) Emily enfarta e também morre. “The Journalist of Stone” agora é um menino inconsolável. Pedem Julia emprestada até ele poder voltar ao trabalho. Richard e Chuck cuidam para que seja um funeral digno de um herói de guerra. Daniel e Leila viajam para a última despedida, e para também ajudar a consolar Matthew e os dois irmãos. Algumas coisas boas saíram do episódio, além do reconhecimento que o veterano recebeu; Daniel e Charles ficam amigos, lamentando não terem se encontrado no front; A família de Matthew finalmente deu as caras em Sunshadow (...) Julia conheceu um rapaz que fez seu jovem coração balançar, mas não deu bandeira, só o manteve por perto e colheu informações a seu respeito.

O verão chega inclemente, mas secando as últimas lágrimas de Matthew. Julia volta a Los Angeles com a missão cumprida e um anel de compromisso. Ele se recusa a conversar com estranhos acerca de seu luto (...) simplesmente volta ao trabalho, começando por ver o que Julia lhe deixou...

- A garota trabalhou bem... Almanaque encaminhado... Pautas para os próximos três meses, ok... Galeria do fã em dia...

- Matt, tem visita pra você...

- Manda entrar... Lennon, meu chapa! Cara, valeu mesmo o apoio...

Algumas coisas estão como antes, os ciúmes e a inveja ainda cercam sua sala. Os dois conversam sobre coisas boas, planos, perspectivas (...) olham para o lado e vêem o lavador de janelas com uma fantasia de Homem-Aranha... Realmente, tudo voltou ao normal. Renata fica de coração leve ao ter notícias pelo próprio Lennon (...) De Marcia e da sensível Eddie ela cuida.

Do outro lado da rua, quase em frente, Patrícia pratica caratê com o filho (...) Tem que administrar uma quantidade muito grande de acontecimentos que se deram em um só semestre. Queiram seus entes ou não, é sobre seus ombros que tudo acaba se apoiando (...) não precisa ter pena de ninguém quando é agente, mas na vida civil as coisas se complicam muito. Findado o treino, ela só quer um abraço do rebento, mesmo ambos suados (...) Conhecer os bastidores da guerra fria a torna uma paciente preferencial para Zigfrida. Arthur faz idéia muito precisa e lamenta muito não poder ajudar mais. Não só mais o amor que tem por aquela mulher e a adoração que tem pela artista, o que ela já fez pela humanidade lhe desperta uma devoção nobiliárquica pela esposa.

Em Beverly Hills Josephine dá a má notícia, ela voltou a fazer aquela cara que há anos estava engavetada. A sueca confirma, sim, Patrícia é depressiva...

- Primeiro ela viu e ouviu a avó ser queimada viva, poucos dias após seu aniversário, ainda criança. Precisou sair da cidade para continuar com os estudos e encontrou uma hostilidade maior do que o sunshadower sofria na época. Encontrou inimizades gratuitas ainda na escola, por inveja, preconceito e dores de cotovelo. Sofreu um atentado logo no início da carreira, sabendo paralelamente dos riscos que seu primeiro amigo corria. Sofreu um atentado gravíssimo em Dallas, se colocando entre os outros e o tiroteio. Sofreu o assédio de um maníaco que a perseguiu por anos, limitando sua liberdade, como se a fama já não o tivesse feito. Quase morreu em um atentado covarde, após ter a alegria de saber que estava grávida. Ela toma as rédeas de tudo, consola todo mundo, protege todo mundo... Preciso citar os desgostos que já teve desde que se uniu a nós?

- Non. Eu fui origem de pelo menos um deles... O que fazemos?

- Antes que me chame de louca, eu também cogitei tratar essa depressão e curá-la de vez, mas... Você notou bem o modo como ela acolhe as pessoas, quando está com esses sintomas?

- Está me dizendo que essa depressão, essa coisa horrorosa faz bem a ela?!

- Faz. De alguma forma ela transformou a depressão em uma aliada. Aos poucos ela convergiu essa tristeza crônica para a introspecção productiva, como nos momentos em que quer ficar só e em silêncio. Ela consegue mais foco do que o microscópio mais poderoso do mundo. Patrícia tem uma personalidade muito complexa. Se ela fosse má, seria péssima, mas é uma pessoa boa e é incrivelmente maravilhosa. Não será simplesmente tirando uma coisa e colocando outra no lugar, que vamos aliviar o peso nos ombros dela.

- Me dói o coração, Frida...

- Mamãe Broto reclamou do mesmo. Também me desagrada vê-la assim, mas não é por aí que vamos ajudar.

Ela acaba de sair de um desses momentos, em que ficou praticamente catatônica (...) Ela entra na sala e é interceptada pelo marido, que lhe arranca o primeiro sorriso do dia. Tem os olhos vendados e é levada à copa, onde odores começam a atiçar suas lombrigas. Ele tira a venda e revela um jantar italiano à luz de velas, então ela se derrete toda (...) Arthur consegue que ela seja, pelo menos por esta noite, apenas a sua linda e cobiçada esposa.

0 comentários: