segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Dead Train in the rain LXXXVII

    Serviço bem feito. A estação 87 mostra sutilmente que as decisões mais graves e relevantes quase sempre são, e devem ser sigilosas; ou vocês não dormiriam mais. Evitem perguntas indiscretas e embarquem, o trem vai partir.


O estádio é monumental. O público não deixa por menos, lota o Maracanã como se fosse uma final de Flamengo e Fluminense (...) Audrey e Melinda ajudam a cuidar das crianças pequenas, para que seus pais possam cantar sossegados. Richard medita sobre os últimos ocorridos, aquela mensagem supostamente de Melinda continha elementos que só eles conheciam (...) Deborah se aproxima do irmão...

- Tome um dólar.

- Oh, thanks! Quem eu tenho que matar?

- Ninguém, só me falar de seus pensamentos.

- Lá estão meus pensamentos, fazendo o público suspirar.

- O público e a Nancy também, mas tem mais coisas aí. É aquela mensagem, não é?

- Sim, é. Não tenho explicações para isso.

- Você não pode controlar tudo, Ritchie. Pode chegar a 99,99% nunca a cem por cento, você sabe disso.

Ele sabe, mas também sabe que quanto mais puder controlar, melhor será para todos. Vê os dezenove descendo para o intervalo, precisando tirar o suor e relaxar a musculatura. Vendo a carinha de satisfação da primogênita, ele consegue pensar menos no assunto. Provavelmente o episódio serviu para limpar um pouco a psique da moça (...) Ela volta com os outros para o palco e Arthur se aproxima do sogro, avisa em mensagem cifrada que o primeiro voluntário está pronto e a caminho da primeira escala. Patrícia gostará de saber, mas só amanhã cedo, por hoje querem que se ocupe apenas em cantar e liderar a banda.

Com os fãs propriamente ditos estão muitos pais e mães, eles gostaram deveras da imagem familiar que a banda tem passado ao público. Nenhum membro da banda ter sido visto em orgias ou bocas de fumo, é um bônus.

&

Descobriram Julia (...) foi reconhecida e os “colegas” brasileiros a encontraram. Com a frieza que seu treinamento lhe ensinou a manter, ela respondeu de forma sucinta à avalanche de perguntas que alguns paparazzi e repórteres fazem...

- Sim eu sou uma amiga íntima da banda e tudo o que vocês disseram é verdade, aconteceu mesmo. Minha presença aqui não é sigilosa, mas meu trabalho é. Com licença, preciso fazer um relatório.

- Você não vai participar de nenhuma coletiva com eles e dar declarações?

- Não, meu lugar é do outro lado do microphone. Agora eu preciso ir. Bom dia.

Enquanto isso, Renata mostrava a canção em português com que sonhou (...) Deixaram entretanto para estuda-la durante o vôo para Brasília...

Ser mais do que a vida permite
Ser melhor do que a dificuldade
Ter mais amor do que se recebe
Ter mais vida do que se concebe

Nunca dar o braço a torcer
(coral) Nunca
Nunca dar razão ao diabo
(coral) Nunca
Sempre dar um sorriso de triunfo
(coral) Vitória
Sempre mostrar que manda em si
(coral) Glória

Não chorar ante qualquer um
(coral) Nunca
Nunca deitar depois de uma queda
(coral) Nunca
Faça o que tem a fazer
(coral) sempre
Seja tudo o que pode ser
(coral) Sempre

Não se contente com o chão só porque as nuvens ainda estão longe
Não se contente com restos se tens mãos para plantar e pescar
Não se contente com a ignorância se ainda podes questionar
Não se contente com tão pouco se o céu é seu lugar

Ninguém cabe na mediocridade, não vista esse capuz apertado! Levante seus braços, mexa suas pernas, acenda sua luz e vá brilhar!

Ninguém fará isso por você
(coral) Ninguém
Ninguém pode viver por você
(coral) ninguém
Ainda que não fique perfeito
(coral) Vá e faça
Ainda que não seja perfeita
(coral) Vá e viva...

Já começam a improvisar acordes para memorizarem a canção (...) Elegem Rebeca para vocal principal. Evitarão a tentação de ensaiá-la por agora, a deixarão para o próximo álbum (...) Descerão na Base Aérea de Anápolis, só os agentes sabem os motivos, de onde terão uma viagem rápida para Brasília. Novamente um OM 364 Rodoviário os aguarda, começam a ficar íntimos do modelo. Aqui não há muitos fãs, eles os esperam na capital federal, à porta do hotel.

Aqui também é muito quente! Mas muito quente mesmo! Piora estarem a mais de mil quilômetros da praia mais próxima, e a luminosidade ser muito mais intensa (...) Atrás deles o FNM 180 traz os instrumentos. O ronco grave daquele caminhão impressiona.

A viagem é bem curta, entram no Distrito Federal e a imprensa já começa a trabalhar (...) Chegam a Brasília e é como se saltassem para outro planeta, não só por causa da arquitetura de Niemeyer e pela grandiosidade, mas porque o lugar é limpo e aparentemente tudo funciona, ao contrário do que acontece nas cidades do entorno. Todos olham para Patrícia...

- Sim, foi de propósito. Eles vão ter que mostrar essa discrepância horrorosa na imprensa!

O Plano Piloto seria uma bela pista de dragsters, por ele conseguem uma boa velocidade e chegam rapidamente ao hotel. A paisagem é assombrosa, é como se vivessem no que prometem ser o século XXI (...) Com tanta autoridade de 458º escalão exigindo ser chamado de “senhor doutor lindo e maravilhoso” e impondo mil entraves para uma simples conversa, o brasiliense se espanta com a acessibilidade da banda, por aceitarem ser chamados pelos apelidos, desde Julia até Patrícia. Avisam que farão um passeio pela capital, amanhã cedo (...) é eles terem uma folga e conversam com seu público. A imprensa está transmitindo ao vivo, não tem como barrar um segundo sequer da matéria.

&

O passeio terá algumas horas de intervalo, para uma sessão de photos promocionais. As superquadras lembram um pouco Los Angeles (...) dar um passeio até a esquina pode significar atravessar Brasília inteira. Mas encontram áreas residenciais, por incrível que pareça, desmistificando até mesmo o que o brasileiro comum acredita.

Param na praça dos três poderes (...) O público cerca o lugar e a imprensa tem mais notícias do Dead Train para compensar a censura. As tomadas com todos são poucas, então os seis e os músicos de apoio atendem o público com solicitude. Rita chama Deborah e lhe apresenta um homem que tem alguns carros encalhados (...) ela combina uma visita em Curitiba, talvez mande alguns para Gerald.

A simpatia dos americanos chega a revoltar alguns nativos, pela arrogância com que são tratados por gente apadrinhada, que ganha sem trabalhar (...) Nenhum deles nega uma photo, nenhum nega um abraço, nenhum nega sequer uma conversa informal com seus fãs, não se furtam também de apresentar seus pequerruchos aos brasilienses e conhecer os deles. Renata conhece uma dos ganhadores da promoção de dez anos da banda, chama os outros e eles se aglomeram para entrevistar a professorinha que ganhou o Opala (...) Ela ainda não sabe dirigir...

- Não seja por isso!

Rebeca a arrasta até (...) uma enorme wagon Veraneio preta. Aos poucos ela percebe que se não precisasse do dinheiro, não precisaria realmente ter se desfeito do Opala, que está na coleção de um fã em Minas Gerais.

&

Alguns militares estão presentes, alguns agentes disfarçados também, no meio de hóspedes e funcionários do hotel. Ver aqueles três treinando caratê é assustador. Ver a capacidade de luta que Rebeca esconde em sua compacta estatura, para os padrões da banda, é mais assustador ainda. Logo em seguida ela pega as espadas que trouxe (...) Dali vão para o compromisso de honra, precisam que Patrícia veja que o menino está bem, porque se não estiver ela vai desencadear uma guerra e tomar o poder no Brasil.

Vão para Goiânia em segredo, só os seis e Richard (...) A Veraneio com banco extra chega rapidamente à cidade natal de Renata. Ela se lembra com muito carinho daquelas ruas (...) Richard toma as ruas certas sem precisar pedir informações, tem todo o trajeto na memória. Dentro da Chevrolet reina o silêncio, só quebrado suavemente pelo motor de 250 polegadas, que equipa os modelos básicos americanos na marca.

O que eles já enfrentaram deixou o medo no escritório de subsistência, ele não dita mais seus comportamentos. Lá está o menino. Miúdo, um pouco medroso, quieto em um canto enquanto os pais conversam com conhecidos. Ela (...) gostaria de levá-lo consigo agora para Sunshadow. Ele os vê e vê que é observado. Patrícia dá um sorriso, ele corresponde (...) Ela saca a câmera rapidamente, dá zoom, foca e clica algumas vezes. O chamam, ele responde com uma voz fina (...) É hora de voltar para Brasília.

Mikomi avista a Veraneio...

- Senhora Gardner, acredito que sejam eles.

- Onde? Ah, são sim. Terem chegado cedo é bom sinal, não precisaram se envolver mais.

- O menino estará bem?

- Provavelmente sim... Se não tiver acontecido o pior...

Felizmente não. Ela vê a filha sair sorridente do utilitário (...) está em melhores condições para os compromissos de hoje e o show de amanhã à noite. Cumprimenta os fãs e sobe, obteve mais informações daquela cena do que os amigos imaginam. O menino é mais forte do que pensou (...) mas não vai baixar a guarda por isso...

- Mas ele realmente tem o maxilar torto. Tirei photos para a Rê colocar nas intenções permanentes do centro. Ricky, vem pra mamãe!

Passa a dedicar atenções ao herdeiro, para ele perceber que algumas horas de afastamento não significam uma despedida perene. Quer que ele se torne independente.

&

Ensaiam no Estádio Nacional de Brasília (...) O acesso é fácil e rápido, as ruas são largas e a acústica é boa. Enzo pede para colocarem algumas plantas ornamentais próximas às entradas, do lado de dentro, tenta um solo de baixo e aprova. Patrícia e Rebeca afinam a bateria, dão os últimos toques e então podem começar. As guitarras começam, Jack entra com o sintetizador e...

- I had a old news about that child...

Mais uma canção sobre perdas e saudades, algo típico de Sunshadow. Patrícia entra na canção e chora cantando. A noite do show é repleta de um glamour que o Brasil tenta a todo custo manter (...) o alto escalão de Brasília está lá, com suas famílias, especialmente a parte que sabe quem é a líder do Dead Train. Eles sabem o que a organização fez durante a estadia da banda na cidade, e que por isso o mundo ainda estará de pé amanhã cedo (...) sem a coesão que a organização construiu, algumas bombas teriam sido jogadas em lugares habitados.

&

Alguns ficarão surpresos, gratamente surpresos. O Air Train desce em Curitiba com os músicos de apoio já se preparando para o calor infernal que esperam encontrar. Encontram um aeroporto coalhado de fãs, todos foram confiando que estaria vazio, porque nas pesquisas deu que a população estava meio apática em relação à chegada da banda. As pesquisas não batiam com a venda dos ingressos e os autores não apareceram (...) o público mal vê Matthew descer e já começa a gritar, quando Nancy e Richard aparecem a histeria começa. Quando Patrícia aparece eles se (...) arreganham pelos ídolos felizes por não serem assados vivos outra vez.

Não é uma baita metrópole (...) mas os faz lembrar com ternura da mega turnê europeia. A algazarra é a mais organizada desta turnê, até agora. Não há muitos agentes secretos por aqui, nem muitos compromissos internacionais, só o básico (...) Chegam ao hotel, recepcionados por uma comitiva de carros americanos antigos, sabendo que Patrícia e Richard são membros do Veteran Car Club. Ela quer tirar photos em todos. Se a líder vai, a banda inteira vai. Para aqueles colecionadores (...) é o êxtase! Nos futuros encontros eles poderão colocar no histórico “Experimentado pelo Dead Train”, algo valioso em objectos que são valorizados por sua história. Ela chega a lacrimejar, porque conheceu praticamente todos aqueles modelos, andou muito na maioria deles, em especial o Studebaker Commander 1947 amarelo, como o que sua família já teve... Mas, epa! Há algo familiar...

- De quem é este carro? Este anel cromado na coluna de direção... Este carro foi nosso!

O dono logo aparece saltitante e feliz (...) Richard (...) confirma, foi naquele carro que a então menina demonstrou seus primeiros acordes musicais, contam rapidamente a história que a imprensa ainda desconhecia. O rapaz quase entra em parafuso (...) A imprensa grava tudo, inclusive o passeio que os três voltam a fazer nele. A lojinha de material photográphico agradece (...) Julia é a primeira fã de carteirinha a saber disso, se controla para não sair pulando.

Finalmente entram, após Deborah ter visto os carros de que lhe falaram em Brasília; Um Aero Willys 1970, um Itamaraty 1968, um Itamaraty Executivo Special 1970, um Gordini IV 1968, um Fissore 1964, um Belcar 1964, uma Vemaguete 1962, um Interlagos 1966, um Esplanada GTX 1969, um Simca Tufão Emisul 1967, uma Jangada 1967, um VW quatro portas 1969 e uma Romi Isetta 1956 (...) todos sendo encaminhados para exportação; são modelos raros, alguns só feitos no Brasil (...) Ela liga para o marido e avisa do acréscimo que providenciou para o museu.

Matthew se aproxima de Julia assim que ela fecha um caderno. Queria falar com ela, mas as urgências adiaram a abordagem...

- Olá, colega.

- Hã? Oi, Matt! Muito trabalho!

- Estou vendo! O Tobby ficou maluco? Mandar você sozinha logo para uma turnê internacional?

- Ah, ah, ah, ah, ah... Eu falei o mesmo pra ele! Ele me respondeu que a paternidade tirou-lhe o juízo de vez!

- Ah, claro, agora a culpa é do Juanito! Tá precisando de ajuda?

- Na verdade sim. Estou dando conta, mas o assédio da imprensa me atrapalha!

- Lamento, isso é perene. Enquanto você estiver em evidência, eles vão te assediar, vão te encher com as perguntas mais esdrúxulas do mundo, até te desnortearem para então fazerem as que querem.

- Que sacanas! Então é isso!

- Ah, então eles te encontraram mesmo! Falaram tudo o que sabiam a seu respeito?

- Falaram, até me surpreenderam, mas me esquivei.

- Faça isso sempre, mas nunca do mesmo jeito. Vou te repassar minha experiência, depois eu me entendo com aquele sem-vergonha. Me diga o que você fez exactamente.

Ele vê que ela foi bem instruída (...) passou a imagem de frieza, mas logo alguém descobre que é falsa e começa a cutucar até desmanchar. Patrícia se aproxima com as irmãs, quer saber como está sua fã mais maluquinha, se sente responsável por ela (...) Chama-os para os preparativos da coletiva, a divisa com outros países trouxe repórteres estrangeiros.

0 comentários: