quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Dead Train in the rain LV

    A bronca de Sua Majestade. A estação 55 mostra a prioridade de quem almeja ser civilizado e próspero. Tenham bons modos e divirtam-se, o trem não precisa ser chato para ser seguro.


Renata liga para Ringo (...) pede que em meia hora espalhe que estavam na Inglaterra o tempo todo, para pegar todo mundo de calças curtas. Ele pergunta sobre o boato sobre Patrícia ser mecânica de automóveis e a brasileira corrige, não é boato, ela é mecânica de automóveis (...) Então, diz o Beatle, a rainha terá o que conversar com a banda. Desliga e vai com Matthew para junto dos outros, dizendo “I love you” bem baixinho, no decorrer do percurso.

A estação ferroviária fica repleta de repórteres e paparazzi desorientados. Ele espalhou que eles estavam a caminho por trem, mas não disse de onde nem em qual trem. Até estão no lugar certo, mas olhando para o lado errado (...) eles cercam um vagão com as janelas e persianas fechadas, enquanto a banda desce silenciosamente bem detrás deles, a poucos metros. Quando pegam uma boa distância, Rebeca assobia alto e os fãs os cercam. Quem disse que não pode ser divertido?

Em Sunshadow, Josephine ajuda Nancy em sua tarefa até então inglória. Ela conseguiu localizar os livros enxertados, mas estão em hebraico, língua que a diva domina bem...

- Mamãe nunca me disse que falava hebraico!

- Patrícia fala?

- Não, eu acho que não, mas tenho minhas dúvidas. Por que ela nunca me contou isso?

- Você sabe que ainda há muito preconceito contra judeus e qualquer um vindo do oriente médio. Não é de hoje que facções fanáticas surgem pelo mundo, talvez ela tenha achado perigoso lhe ensinar isso. Você saberia manter a devida discrição?

- Não tenho certeza. Talvez não, meu pavio era muito curto e eu não resistiria em xingar alguém em hebraico. Pelo menos os caracteres são latinos.

- Indício de que os antigos donos eram divulgadores do judaísmo, talvez por isso tenham sido perseguidos. Pronto, a torat já pode ser encadernada, faltam os outros seis livros.

A torat e a enciclopédia de quinze volumes em que os sete livros foram escondidos, tudo precisará ser reencadernado. Os antigos donos fizeram a besteira de voltar para a Alemanha, desceram de um trem para (...) nem serem vistos. Naomi fez um trabalho meticuloso, que Josephine se esmera em reverter sem estragar as obras, até porque hoje são de sua filha postiça.

Em Londres, a banda quase desiste de encontrar Ringo, o furdunço em frente ao hotel está grande, se os beatlemaníacos aparecerem também, será uma tragédia. Mas os quatro aparecem assim mesmo, quase produzindo um buraco negro por hiper concentração de popularidade. Controlar os fãs se torna um trabalho hercúleo para a polícia. Encarregam Matthew de descer e selecionar dois casais de fãs (...) Ele consegue sair vivo da história, mas quer esganar Paul por isso.

Mais tarde, durante o ensaio, um dos operários chega dentro de um Peel P50 vermelho. Patrícia pára tudo para ir ver de perto, se espanta por ver um homem de tamanho normal saindo daquela mochila motorizada...

- Caramba! Minha mala de viagem é maior do que isto! Onde fica o motor?

- Você não cabe aí dentro! Eu mal caibo aí dentro!

- Caibo, Enzo. Encolhidinha, mas eu caibo.

O dono mostra (...) que o motor é um segundo ocupante. Não se atreveria a andar com aquilo em uma estrada repleta de gigantes, mesmo assim encomenda uma dúzia (...) para eles brincarem dentro da cidade.

Na manhã seguinte, de mecânica para mecânica, a rainha conversa animadamente com Patrícia, trocando experiências do ofício (...) quebraram o gelo dos protocolos. Conversar com jovens que têm conteúdo alivia seus ouvidos reais, até melhora seu humor. As photographias são bastante restringidas (...) mas o registro da ocasião dá a Matthew um status que vai azedar de vez os ciúmes que causa na redação. Para ele é bom, suas matérias serão mais valorizadas, inclusive pelos patrocinadores. A rainha o chama, quer falar sobre Renata e (...) ter certeza de que aquela “criança encantadora” não sofrerá decepções desnecessárias. Richard manda um abraço ao agente da MI6 disfarçado de empregado, que o vigiou enquanto estava no palácio.

“The princess modes” é a chamada, que fala de Patrícia e estampa todos os jornais da Grã-Bretanha, no dia seguinte. Buckinghan foi só elogios (...) Como a corte confirma a boa impressão, os tabloides precisam transformar “principesca” em “esnobe”, para terem o que falar dela. Nancy lê os correspondentes e estufa o peito, quando vê “educação exemplar” nos comentários sobre a banda. Ela vai à janela, sacudindo o jornal e grita “Eu estava certa! Os despeitados que engulam seco, porque eu estava certa!” para o bairro inteiro ouvir (...) Josephine faz questão de reler várias vezes. A vizinhança bate à porta, para saber o que aconteceu e ela exibe a matéria, dançando e dizendo que Sunshadow é o melhor lugar do mundo para se educar uma criança...

- Say “NO” for your children! Digam “Não” sem medo de beicinhos e chantagens! Eles vão agradecer antes do que vocês imaginam! Minha filha é uma princesa porque nós dissemos “NÂO” sem medo, sempre que foi necessário! O resto do mundo está errado, Sunshadow está certa!

Agora solta tudo o que estava na garganta desde que Patrícia nasceu, e gente de fora começou a criticá-la pelo rigor com que educava a filha (...) os colegas passam deixam de pena deles, por estarem estudando e trabalhando duro durante o recesso escolar. Audrey e Melinda que aguardem.

Os garotos e os novatos tiram a sesta, será necessária aos dois dias seguidos de shows em Londres (...) Desta vez a dieta deverá ser seguida à risca, porque o batente será maior. Quando chega a hora, eles permanecem calados e concentrados a maior parte do tempo. Vão à entrada do palco, de mãos dadas, esperando um dos novatos fazer o anúncio. Tocam uma pré introdução do “Back to Sunshadow”, anunciam e eles entram.

Amsterdã, Bruxelas e Madri são as próximas paradas.

&

Os holandeses recebem a banda com mais chocolate, mas também há os fãs que mandam revistas pornôs endêmicas (...) Patrícia confisca tudo e joga na lareira, não quer(...) deixar pistas para algum paparazzo mais esperto. Já os chocolates seguirão a receita de sempre, três para cada um e uma cesta para todo mundo. Vão ao passeio, conhecer a cidade e chamar o público. Apesar de também ter o aspecto de cidade de brinquedo, Amsterdã é cosmopolita, cada habitante leva a sério seu papel na sociedade e ajuda a fazer do país, um dos mais civilizados do mundo. A melhor forma de conhecê-la é por seus canais, como em Veneza (...) Isso também facilita a vida dos fãs, que os vêem de cima e photogapham com mais facilidade. Aqui também há um fã clube de balzaquianas que suspira por seu amorzinho, cartazes de “Também quero experimentar” proliferam pelo caminho, a farra no barco é imediata.

Decidem ensaiar um pouco a bordo mesmo, começando com “Forgotten”. Acaba sendo um dos passeios mais divertidos desde o início da turnê. Das ruas, de bicicleta, alguns fãs acompanham e cantam junto, os paparazzi também acompanham (...) voltam ao hotel, com os fãs e paparazzi atrás. Eles não decepcionam os súditos de Juliana I, fazem poses com todo mundo, e as balzaquianas também não se decepcionam, Robert volta aos aposentos lambuzado de batom.

Agora os seis precisam de silêncio e privacidade (...) só a equipe da banda pode entrar na suíte onde estão, e só o fazem por estrita necessidade, como Matthew e os repórteres da revista; estão estudando, cada um ajudando os outros, como sempre foi. A pedagogia é multidisciplinar, com cada matéria ramificando nas outras (...) Um dos novatos tem uma idéia e pede uma palavra com os seis...

- Há algum problema, se vocês puderem mandar os exercícios em partes, antes de a turnê terminar?

- Seria óptimo, Dom, facilitaria muito até para os professores! Mas precisamos dos cadernos para fazer nossas revisões – diz Patrícia.

- É que eu vi uma copiadora no hotel, conversei com o gerente e ele a disponibilizou.

Os seis se olham, olham para o saxofonista e fazem uma festa. Tiram imediatamente das cerca de cem páginas de exercícios já resolvidos e mandam para Sunshadow, pelo correio aéreo. Aqui não cabe a relação custo/benefício, educação (...) vale o melhor método que puderem custear. O que seus colegas não sabem, é que já estão conhecendo tópicos de nível universitário. Melhor assim, já geram ciúmes demais.

A apresentação acontece no fim da tarde no Voldelpark, com alguns nativos aproveitando o lago e fazendo uma festa aquática. Só os bastidores são reservados, para evitar tietagem durante o intervalo e permitir o trabalho de Deborah. Estão ficando resistentes, as queixas são cada vez menores.

&

O povo valente de Bruxelas recebe festiva e carinhosamente o Dead Train, com mais chocolate. A Fortaleza de Lotário deu uma lição de moral no mundo inteiro e hoje é a capital de honra da Europa. Os domínios do rei Baudouin são restritos, mas são felizes (...) Alguns fãs belgas sonham em ter Patrícia como futura rainha...

- Merci, non! Continuarei sendo uma plebeia americana com meu plebeu americano.

Notam que ela está parando de crescer, mas parando por volta de 5’16” (...) com o corpo bem proporcionado e suas madeixas cor de mel batendo nos ombros. Na Bélgica ela é musa absoluta.

Até no hotel a adoração pela líder da banda é expressa de modo elegante, mas escancarado. Lá, após ganharem mais chocolates e quase tudo embarcar para Sunshadow, conversam com o gerente e ele explica esse fenômeno. A população belga também se identificou com “Forgotten” (...) a fama e as notícias de bons exemplos se espalharam rapidamente, tendo crescido com a confirmação da turnê européia...

- Eu confesso que sou um grande fã da banda e, me perdoe o atrevimento, um admirador incondicional de sua pessoa... como toda a minha família.

- Obrigada. Eu poderia conhecê-la?

- Conhecer quem?

- Sua família. Fiquei encantada. Ainda temos algum tempo, antes de a gente retomar a rotina.

Quase sem acreditar, ele liga para casa e chama os três (...) chegam no Volvo 122 vermelho da família. De início mantêm a pose, mas basta ela estender os braços e eles correm para o abraço. Erro crasso, porque o abraço dela vicia e eles sentirão falta depois.

Retoma feliz a rotina. O fã, eles perceberam desde o início, é o maior patrimônio de quem vive das artes. Voltam os seis aos estudos, que são eles parte da boa fama de que desfrutam. Patrícia afaga a cabeça de Rebeca de vez em quando, não só para apertar laços, mas também para ela se lembrar de que ainda é pouco mais que uma criança (...) Com a baixinha calma, a banda inteira fica tranqüila.

Em Sunshadow, Nancy recebe as cópias dos exercícios resolvidos, além do primeiro carregamento de chocolates finos. Estes ela reparte com as outras quatro famílias e manda um bocado para Gerald, afinal a esposa dele está na labuta também. No momento ela está fazendo todo mundo se alongar (...) vão para o show, que têm mais do que o trabalho artístico para executar, a diplomacia cultural faz parte da turnê.

0 comentários: