quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Dead Train in the rain LXIX

    E finda a década. A estação 69 tem lutos caros e o início da banalização da barbárie. Cuidem de sua sanidade mental e embarquem, o trem vai partir.


Os seis voam com urgência máxima para Los Angeles. Josephine está se debulhando em lágrimas (...) Os fanáticos de Manson mataram com crueldade Sharon Tate, grávida de oito meses. Richard já colocou caçadores no encalço dos assassinos, e seu olhar duro de reprovação cala qualquer um que tenta falar em “um deus”. Se nem uma criança com um mês para nascer foi poupada, para que infernos serviria esse deus? Enquanto Patrícia acolhe sua tutora, fanáticos festejam a punição de uma pecadora (...) muitos “cristãos” pelo país apregoam que “Jesus está voltando e castigando os ímpios”, enfurecendo mais o mecânico.

São dias de vigília para uma inversão de papéis e os seis cuidarem de Josephine, como se fossem filhos cuidando de uma mãe enferma (...) Só arredam pé de Beverly Hills quando uma irmã do meio consegue chegar das férias em Provença, e têm certeza de que lhe dispensarão todos os cuidados que lhe dispensaram (...) Enquanto estavam com ela, aproveitaram para trabalhar in loco, no escritório central. O assédio da imprensa esfriou, embora alguém sempre teime em perguntar como estaria Jose De Lane (...) como se o luto já não doesse o suficiente.

&

Voltam de um show em Washington, que teve a serventia extra de dar a Patrícia sua primeira reunião ordinária. Teve o fardo de representar a agente Star (...) Passando por Detroit, ela encomenda um Plymouth Superbird numerado, verde com as laterais pretas...

- Mulher, depois eu é que sou louca? Onde você vai colocar essa máquina de suicídio pra andar a mais de 200MPH?

- Esse carro não vai passar de cinqüenta, mascote. Isso quando sair da garagem... Ele, meus amigos, é, por assim dizer, o anjo do apocalipse.

- Analogia perfeita, filha! Analogia perfeita! Este carro, crianças, é o ápice de nosso desenvolvimento. Ele marca o fim do nosso optimismo e o início do declínio da América. Logo nós vamos acordar do torpor dos anos cinqüenta e ver que a realidade não é o que pensávamos... E como choraremos de saudades das oportunidades desperdiçadas!

- Não é só um foguete de estrada, Rebby. É a última boa lembrança que teremos da nossa era.

- Jura? Moço, eu vou querer um também!

Seis Superbirds para Sunshadow, idênticos, com o máximo de sigilo que a fábrica puder oferecer.

Os anos cinqüenta findaram com a promessa de um mundo próspero, superestimando a inteligência humana e sem deixar claras as letrinhas miúdas do contracto. Os anos sessenta leram cada linha com uma boa lupa e se desesperaram, agora os anos setenta terão que pagar a conta da invigilância. Os jovens ídolos seguirão as orientações de Richard, continuarão tentando levantar os ânimos do povo até onde puderem. Agora é que o trabalho pesado começa. Vão ver as parcerias e colaborações (...) Dão instruções claras para Matthew e ele coloca em prática (...) colocam em prática também o festival da saudade, para entreter Josephine.

&

Feito meio às pressas, para duas semanas antes da convenção dos fãs da banda está marcado o festival da saudade, com duração de três dias, envolvendo a cidade inteira. Querem que pelo menos Sunshadow se despeça da década de forma digna (...) Confirmam a presença de alguns colegas de música, para não ser um evento do Dead Train emendado com outro evento do Dead Train (...) Carolina, Ana Clara e Justino já são íntimos da região, passam praticamente quatro meses do ano em território americano, serão duas semanas mais. Para William é uma boa notícia ter a goiana por perto mais vezes.

Rebeca, durante os preparativos, dá um ultimato ao irmão. Não quer que ele espere que fique pronta, para se casar com Mikomi...

- Não empata tua vida por minha causa, Bobby! Eu estou bem, aprendi a esperar, por incrível que pareça. Eu e o Ron estamos tranqüilos, exceto por sabermos que vocês estão atrasando suas vidas por nossa causa. Cara, a gente já divide tanta coisa, não precisamos dividir o mesmo calvário. Faça isso por mim, desempata tua vida e põe no mundo esse desejo de ser pai de família, que você tem desde garoto.

Ele não responde, só abraça a irmã (...) Vai à casa do Tamasauskas, conversar com Mikomi. Espera ela terminar de passar algumas informações para a revista e a aborda. Nem se importa que está de terno listrado de vermelho e chapéu de abas onduladas, típicos dos anos vinte...

- Bobby!

- Mikomi, quer se casar comigo?

Ri abobalhada por alguns segundos (...) olha longamente para ele e aceita. Tratam de espalhar por Sunshadow e são chamados ao QG da banda, por Patrícia (...) já avisando que Josephine será a madrinha (...) Nenhuma objeção, tratam de ligar para o Jose’s Hotel e enchê-la de uma alegria que lhe é altamente necessária.

Com essa alegria ela vai ao festival da saudade, pela primeira vez com a família inteira em público. Pai, mãe, três irmãos, um cunhado, uma cunhada e quatro sobrinhos. Bartholomew leva a esposa, casal de filhos grandes, a caçula e o mala que pretende ser seu genro; na verdade só ele acha que é um baita mala (...) Grant vai só, mas bem acompanhado. Fora alguns agentes secretos que aproveitam o pessoal fantasiado para trocar contactos e informações com os agentes hoje semi-secretos. A banda os recebe com trajes dos anos quarenta, alguns deles surrupiados do espólio de Nancy, que precisou pegar uma de suas antigas roupas emprestada.

Os moradores abrem suas casas para os visitantes, expondo coisas que usam no cotidiano, mas já são escassas no resto do país. Um televisor dos anos quarenta, por exemplo, é um assombro para crianças de outras cidades, assim como o rádio mobília dos anos vinte, ambos em pleno funcionamento. A rádio da cidade desenterrou seus velhos discos e toca sucessos pré-guerra, mas dando também espaço para músicos novatos que cantam obras que jamais foram gravadas, como as canções que deram a idéia para o festival (...) os únicos representantes da imprensa que já sabiam, são Fester, Mary Ann, Mikomi e Matthew. Ela está de tradicional quimono japonês dos anos vinte, com uma peruca para imitar os penteados de então, já que insiste em usar os cabelos curtos.

Não há compromissos, tudo é feito livremente, as rodas são formadas na hora, os bailes combinados entre gente próxima (...) Ainda assim alguns sunshadowers acabam dando palestras de como se vivia na época, para os visitantes. A diva, de bélle époque em um vestido dourado de amplas mangas bufantes, aproveita alguns instantes de anonimato, de vez em quando, conseguindo ser ela mesma (...) Zigfrida de melindrosa, observa tudo, se deliciando com o espanto das pessoas diante de novidades velhas.

A última noite é a do baile de despedida, praticamente a única coisa realmente programada. Os seis sobem ao palco, caracterizados como em meados dos anos trinta, e começam a executar as canções que Deborah encontrou naquele baú. A maioria é de músicas românticas, muitas delas são valsinhas compostas para bailes (...) Enzo aproveita a ocasião, animado com a iniciativa de Robert. Pega o microphone em um dos intervalos...

- Silvia, quer se casar comigo?

- Eu?...

Ela ri abobalhada, enquanto Laura deixa Daniel Stewart um pouco de lado e vai lá, acolher a filha que não parece acreditar na proposta...

- Eu... Eu quero!

Conseguem iniciar uma despedida digna para os anos sessenta. Grant até esquece um pouco da idade que tem e vai ao palco, abraçar o jovem casal. Ficará para a convenção anual da banda (...) Apesar do corpo cansado e já pedindo arrego, é de uma lucidez rara. Por isso aproveita esses dias como sua provável despedida de uma vida que foi extremamente severa, para mostrar a ela quem se deu bem sobre quem. Ele fica mais feliz por que serão todos casais jovens, mas bem amparados, terão tempo, energia e condições de educar suas proles como se deve. Renata se aproxima, em tom reservado...

- Vai ficar por aqui mesmo?

- “Por aqui”?

- Não vai querer conhecer os anos setenta?

- Não... Já vi coisas demais, as tranqueiras que vêm por aí eu deixo para vocês resolverem.

- Pelo menos fica pra convenção? Vamos fazer uma apresentação especial, para você não ir embora com uma má impressão desta vida.

- Decerto que sim! Será uma honra, fecharei estes quase noventa anos com chave de ouro!

- Vou avisar à Princess...

- Como você...

- Segredo é coisa que não existe, é ilusão que está à nossa frente e pintamos de cor diferente. Assim que o prazo findar, a América vai renascer, mas desta vez do jeito certo. Os seus esforços darão frutos, Bull, sua conspiração já fazia parte de nossos planos.

- Só Naomi sabia e me chamava assim...

- E cortou contacto logo de início, para preservar sua identidade. É ela que virá te buscar. E pensar que poderia você ser o avô da Patty, por isso se interessou tanto quando a Jose nos anunciou aos estúdios... Sim, é uma das muitas responsabilidades de uma jovem médium, inclusive guardar os segredos. A renúncia de vocês foi a coisa mais linda que eu já vi, Grant. Posso contar isso pra ela, depois que você se for?

- Pode, já não faz mais sentido esconder isso mesmo. Eu tinha planos com ela, sabe? Mas o mundo tinha outros e nos perdemos um do outro.

- Foi em uma viagem dela com o pai.

- Sim, foi. Acho que a última que ele fez... Antes de se matar.

Grant se convence de vez do que vive dizendo nas reuniões, que não sabe de porcaria nenhuma da vida, e que quem tiver juízo chegará às mesma conclusão.

&

A abertura da convenção é temática, estão se despedindo, como diz Enzo, de “Uma década que durou dez anos e teve a petulância de só acabar quando a outra estava por começar”. Aos poucos todos os espaços são tomados por fãs anônimos e famosos, amigos ou desconhecidos, solitários ou com suas bandas. Os patrocinadores ainda guardam recordações da primeira convenção, quando sem querer patrocinaram o casamento de Patrícia e Arthur, que ainda hoje é conhecido como...

- Ô Greg, a Patty tá te chamando!

Lucille vasculhou o centro de convenções, para encontrá-lo. Está na hora da apresentação de homenagem a Grant. Josephine fez questão de estar presente, mas suspeita que sua menina especial sabe de mais coisas do que quer dizer. Começam com a música favorita do agente, tocam “Resignation” com um andamento mais lento, como Renata sugeriu. Ele fica emocionado (...). É a sua vida cantada. Quando encerram, ela faz questão de dizer a quem é a homenagem (...) Andar por Sunshadow é quase como entrar em um filme de James Bond, qualquer um pode ser um agente secreto, até o autor do livro.

As palestras são numerosas, muitas delas simultâneas para dar conta da demanda.  Política internacional é uma das mais concorridas, ministrada pelos diplomatas Robert Spring e Ronald de Marselha. O que eles têm a dizer infelizmente não é bonito e nem agradável (...) Lá fora, comendo algodão doce, Patrícia é chamada por Josephine, com a mãe e o pai a uma reunião reservada com Grant...

- Rê?!

- Oi, Patty!

- Ela sabe de muita coisa, chérie. Não nos pergunte como, mas tudo o que lhe perguntamos ela responde com grande precisão. Sentem-se.

- Não fiquem com essas caras, ela é confiável. O que temos a dizer é de foro íntimo. Ritchie, Nancy, eu conheci a Naomi. Foi nos anos vinte, quando ela viajava com o pai para ajudá-lo a lidar com sua clientela. Nós conversamos sobre as mazelas que já aconteciam na época, chegamos até a namorar, mas ela acreditou que acabaria sendo um obstáculo para os meus planos e... ela cortou contacto poucos meses depois... Você poderia ter sido minha filha, Nancy.

- Então era de você que ela falava naquelas poesias, no diário?

- Ela tinha um diário?

- Tinha e está comigo. Parece que temos informações a trocar.

Nancy está muda e absorta. Fica mais clara a reserva da mãe em falar de seu passado (...) Grant conta detalhes de quando convivia com sua mãe, seu encantamento com a mente afiada que uma mulher demonstrava ter na época (...) Ele ainda era jovem, ela era muito jovem, mas moças se casavam cedo há até pouco tempo. Naomi, no entanto, preferiu ajudar a criar os irmãos e não atrapalhar os planos dele, que não deixa claros para Nancy não tomar conhecimento do que ainda é perigoso para um civil. Mesmo Josephine fica espantada com a história...

- Que ironia, não? Jose, que eu convenci a muito custo a fazer parte de nossa equipe de cinema, inocentemente me trouxe um pouco dela de volta.

- Eu ainda não acredito que banquei o cupido póstumo!

- Por isso você nunca mais quis se casar, mesmo tendo enviuvado cedo?

- Sim, Ritchie, foi por isso. Ela não quis atrapalhar minha vida, eu não quis atrapalhar a dela e me enfiei no trabalho. Naomi foi uma das mentes mais brilhantes deste século, mas nasceu mulher e teve sua genialidade ignorada. Sabem que agora estou me sentindo melhor? Wat’s up, princess?

- Deixa eu ter o gosto de abraçar um avô.

Ela o abraça (...) e psicologicamente corrigindo alguns trechos tortuosos dos caminhos que precisou percorrer até conhecê-la. Nancy quebra a própria inércia por estupefação, vai e também abraça o ancião, que começa a ficar mais feliz do que esperava ter sido durante a vida inteira. Renata olha para Naomi, que novamente agradece com um brilho intenso no coração. Ele lhes entrega um pacote com as cartas que trocou com a amada, da primeira à última, que não explicitam somente o coração imenso da então moçoila, mas também seu intelecto privilegiado.

David Grant é cremado doze dias depois, suas cinzas são colocadas no túmulo de Naomi, como Nancy fez questão de que fosse. A seu pedido não fazem cenas de tristeza ou arrependimentos, queria que no mínimo se resignassem ante o inevitável. Já com o que for evitável, suas últimas instruções são claras, que não dêem folga e não deixem os sacanas dormirem em paz (...) Aos fãs do mago dos estúdios, salvador de um patrimônio cultural inestimável, Josephine pede que troquem as lágrimas pelos aplausos, porque nenhum filme teria sido rodado depois de 1930, não fosse por sua actuação magistral nos bastidores. Se os anos sessenta queriam deixar fel em suas bocas, falharam.

0 comentários: