quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Dead Train in the rain LXII

    O lobo mostra os dentes. A estação 62 mostra o lado mais sórdido da vida e a necessidade de não baixar a cabeça para ele. Coragem, o trem logo os tirará daqui.


O dono do Mustang incendiado reconheceu o autor por retrato falado. Foi muito rápido, ele saiu para ir à loja de conveniência do posto, fez a besteira de deixar a chave no contacto como sempre fez, então a balconista avisou que um estranho estava entrando no carro e ele correu para tentar evitar o pior (...) Então já há uma queixa formal, notícia que deixa Josephine menos aflita, porque a polícia já tem um motivo concreto para enquadrá-lo. O rapaz é chamado ao dealer na mesma tarde, para levar outro Mustang à sua escolha. Mesmo raramente saindo de casa a lazer, ela conhece Los Angeles como a palma de sua mão (...) É uma solidão voluntária, a meditação ajudou a superar o luto na fase mais aguda, acostumou-se a ela.

Patrícia gosta da notícia. Manda espalhar que o sujeito, além de ser um assediador pervertido, não hesita em cometer crimes para realizar seus intentos (...) ninguém está livre de ser uma vítima dele, se der as caras na região. Dá continuidade às aulas práticas para os colegas, que se embaralham com aqueles tijolos de parafina, com a areia úmida, as caixas e tudo mais; ter que esculpir algo na parafina é o mais difícil, mas é o modo mais simples da fundição por cera perdida. Leva o dia inteiro, mas conseguem verter o alumínio líquido no molde, fazendo o vapor de cera incandescente sair com força(...) No final das contas até que não se saíram mal, não para a primeira fundição, o elaborado porta-canetas de alumínio só precisa de uma lixa d’água bem fina, mas isso até eles podem fazer sozinhos.

Os convida para tomarem um banho e terem uma refeição (...) Eles estranham que uma celebridade tão prestigiada e bem remunerada ainda more naquela casa. Tem um padrão de conforto e recheio muito maior do que a família poderia imaginar, antes da fama, mas em suas cabeças ela deveria viver em uma mansão pouco acessível, talvez uma cobertura na 5ª Avenida, com heliporto e um mordomo. Patrícia ri deles, mas compreende que o que disseram faz sentido...

- Vocês são hilários! Tem mais coisas na fama do que vocês imaginam, colegas. Minha mãe disse há alguns anos (...) que a fama é uma face do diabo; se você não a controlar, ela te devora. Tivemos e ainda hoje temos exemplos disso. Eu tenho uma ligação forte com este lugar, ele me ajuda a ser autêntica, isso é de grande valor na hora de enfrentar a fama. Se você perde a espontaneidade, se começa a interpretar um personagem diante de qualquer microphone, passa a memorizar falas e respostas para esconder que não tem o que dizer naquele lugar, então ela te venceu. Eu não seria autêntica se me mudasse para uma mansão, ao menos não nesta conjuntura, eu estaria prestando satisfações de minha vida pessoal aos jornais e ao público; Eu não faço isso de jeito nenhum. Se um dia eu comprar uma mansão, ou o que o valha, será como a Jose fez, um “Patty’s Hotel”. E eu nem pensaria em ficar deitada, esperando ser servida por um mordomo, Deus me livre!

&

Lá está ela. Linda! Divina! Exuberante! Esbanjando sua beleza rara pelas ruas da revigorada Sunshadow. Vai em direção à prefeitura em seu vestido médio liso de alças, preto com uma única listra azul intenso ao centro, que se bifurca e forma a gola. Cumprimenta e conversa com a população, com intimidade, com sorrisos, com abraços, com proximidade familiar. Lá está ela, acompanhada de um homem mau encarado (...) que observa tudo ao seu redor. Lá vai ela para dentro da prefeitura, altiva e imponente, como uma rainha acompanhada de seu leal cavaleiro. Com certeza está armado e preparado para trocar tiros (...) Manobra e dá meia-volta, a abordagem directa seria um fiasco.

Manobrando sem ter descido da pick-up (...) É um comportamento tão atípico dos visitantes, que logo suspeitam quem seja ele e avisam Richard. O veículo é encontrado abandonado no caminho para Lansing, onde há marcas de pneus de um carro de passeio. Ele trocou de condução para despistar e talvez haja outra esperando por ele, em algum lugar de Michigan. Deduzem que a escolta o inibiu...

- Ah, ele veio e não quis falar comigo? Mas eu queria tanto dar uma surra de boas-vindas nele!

- Rebeca, é você?

- Não, tio Fester, mas às vezes eu gostaria de ser. Ele roubou uma Chevrolet Apache e um Dodge Dart, para aparecer por aqui, fora o outro carro em que deve estar agora.

- Não será difícil rastrear – diz Richard. Já sabemos onde os carros foram roubados, ele não pode estar longe, temos gente esperando por ele na margem canadense.

- Vamos esperar mais um pouco, antes de fazer qualquer divulgação da fundação. Ele pode querer se vingar nas crianças – pondera Patrícia. Até ele ser preso, pelo menos.

Robert e Rebeca chegam com Gregory, o médico está optimista, mas lamenta que o tratamento seja perpétuo (...) A baixinha fecha os punhos, quando sabe do acontecido...

- Ah, ele veio e não quis falar conosco? Mas eu queria tanto dar uma surra de boas-vindas nele! Pra onde ele foi?

Tratam de acalmar a índole da mascote, e também de tranqüilizar Gregory, que está indignado. O pivô de tudo o abraça e o leva para uns afagos no sofá, aceitando de bom grado os da mãe. Precisam mesmo ficar calmos, amanhã eles iniciarão uma maratona para as gravações dos videoclipes para o próximo álbum. Os Peel P50 participarão de um deles.

À noite, em seu quarto (...) Patrícia se concentra no trenzinho para pegar no sono, evitando pensar no assediador. Pensa na lua de mel que planejam em segredo, Josephine está pessoalmente empenhada nisso, é o motivo de terem antecipado as gravações dos clipes e do álbum, seriam para o ano que vem. Aproveitarão e gravarão os primeiros filmes comerciais com os novos parceiros, juntarão as filmagens da companhia logística e da marca de instrumentos musicais em uma só. O sono cede aos encantos dos pensamentos alegres e se atira aos braços da moça.

Longe dali, o onanista inveterado faz suas práticas pensando nela. Só tem ela como pensamento (...) deixou tudo para trás para persegui-la. Só o que quer é ter uma vida meramente animal com ela, longe da civilização e sem se importar com o que for necessário para tanto.

Em Sunshadow os motoqueiros fazem o que já se acostumaram há anos, destacam dois para montar guarda, enquanto os outros dormem. Longe dos perigos da estrada, a dupla fica na varanda e no jardim da casa de Patrícia. Nada muito diferente de quando alguns deles estavam no front. A noite na cidade é tão silenciosa, que o atrito das solas de borracha com o chão de madeira quase incomoda. O céu está bonito (...) Do lado de dentro do portão está uma boa motocicleta, para o caso de precisar perseguir ou buscar ajuda. Quando eles se dão conta, Patrícia e Richard descem para os exercícios diários. São convidados a entrar e comer algo, antes de irem dormir, porque o turno já terminou, felizmente sem alterações.

&

Começam as gravações dos clipes e dos comerciais, que às vezes se cruzarão e terão trechos intercalados (...) O primeiro é em um restaurante, a filmagem do clipe de uma canção romântica será aproveitada no comercial de um vinho. Parte da filmagem será aproveitada por uma grife de roupas masculinas. Tudo será feito de modo que ambas as peças publicitárias sejam facilmente vinculadas à canção, mas cada uma com suas próprias tomadas. Vai o dia inteiro e parte da noite com uma das principais ruas de Boston coalhada de fãs, curiosos e paparazzi. Voam na mesma noite para Los Angeles, para gravar algumas narrações que aparecerão nos comerciais.

São alguns dias de trabalho intenso, com pernoites em Beverly Hills, para a alegria da diva e da sueca. Em Hollywood gravam (...) ao pé do letreiro, novamente levando o dia inteiro e um pouco da noite. Na manhã seguinte retomam o clipe na piscina de um hotel (...) de vez em quando um fã sendo convidado a servir de figurante, às vezes até mesmo um dos paparazzi acaba tendo o perfil para alguma cena. A popularidade da banda é visível e audível. Aproveitam a mudança de cenário para terem uma hora de descanso...

- E eu que pensava em ser secretária!

- Você? Então já pensou em deixar a gente?

- Não, mascote. Foi antes de a Patty me puxar pelo colarinho e me enfiar na turma. Eu não esperava ser artista, muito menos famosa, quando vim de Goiânia!

- Que susto, mulher! Toma teu suco, estrela, e lembre-se de que nós somos uma máfia; você só pode entrar, nunca sair.

A imprensa adorou ter ouvido isso. Renata do Dead Train já tinha planos, ainda criança, quando imigrou do Brasil, mas os mudou quando conheceu Patty Petty e entrou para a banda. Mais um dado a ser explorado pelo o jet set. Cenário mudado, voltam às gravações, vestindo roupas de gala (...) cantarão duas canções ao vivo, depois fazem mais cenas fragmentadas que serão editadas e inseridas nos filmes. Idéia de Patrícia, que está utilizando seu aprendizado de tecnologia industrial nos negócios da banda, o que inclui as filmagens. Se um mesmo motor pode servir a um pesado sedan familiar, e a um esportivo leve e aerodinâmico, então trechos de um filme podem ser utilizados em mais de uma peça publicitária. Os patrocinadores adoraram.

A maratona tem continuidade tranqüila (...) o assédio dos fãs foi aproveitado como parte dos clipes. A gravação do álbum é a última etapa dos trabalhos, desta vez em caráter reservado, porque precisam de concentração e tranqüilidade para ajudar os técnicos. Aprenderam a ouvir conselhos de quem entende do assunto (...) ontem cruzaram com os rapazes do The Monkees e trocaram idéias... loucas. Ainda têm para este ano, gravações conjuntas com outros cantores e bandas, mas esta é a última etapa destes trabalhos, depois voltam às suas rotinas duras dentro da normalidade. Descansam na última tarde, para voltarem inteiros para casa. Anita liga a televisão e um programa de entretenimento faz um resumo do que foram esses quase dois meses, sempre sob a óptica da fofoca, com as cenas da piscina predominando.

Voltam para Sunshadow após quase dois meses de trabalho intenso, e terem descoberto um paparazzo com talentos cênicos, ele imediatamente encaminhado aos estúdios (...) para experimentar de seu próprio veneno.

&

Uma prostituta registra queixa contra Conrad, se fingiu de morta para sair viva. Cheia de hematomas, ela conta diante de Richard as horas de terror que viveu, ele repetia sem parar o nome de Patrícia e a acusava de tê-lo traído. Em certo momento começou a agredi-la e fazê-la jurar que nunca mais o trairia (...) obrigada a transar até com um cão vira-latas que estava passando no momento, que ele usou para deixá-la “no seu devido lugar”, sempre a chamando de piranha traidora, como se falasse com Patrícia...

- Vamos conseguir uma casa e um emprego para você em outro Estado. Se a sua mãe perguntar, não precisa dizer a sua profissão, a violência que sofreu já vai aterrorizá-la o suficiente e será motivo de sobra para essa mudança. Comissário, esse caso agora é conosco. Obrigado pela cooperação.

Ele sai com a mulher e a mãe dela se levanta abruptamente, desesperada. Dois agentes as acompanharão para pegarem seus pertences, passarão uma semana em Sunshadow e depois partem para Las Vegas, será fácil conseguir uma vaga de showgirl para ela. Agora o agente Brain sabe o risco real que a filha corre. Vai contar para Josephine, mas (...) Patrícia o olha, nota sua apreensão e...

- Estava salvando o mundo de novo?

- Mais ou menos, filha.

- “Mais ou menos, filha” significa que é encrenca, certo?

- Aquele cara atacou uma prostituta, revelando o que ele realmente é. Ela virá para Sunshadow até poder se mudar com a mãe para Las Vegas.

Ela raciocina um pouco. Para uma prostituta prestar queixa, ele deve ter sido um monstro (...) imagina que ele a abordou tendo a si em mente, fica furiosa...

- Não quero pensar nas atrocidades que ele fez, mas tenho certeza que fez como se fosse comigo. Desculpe ter estragado o seu segredo, mas diz respeito a mim... Vou treinar caratê.

- Vou contigo, irmã.

Olham para trás e vêem, Rebeca. Ela não sabe o que deixou a amiga furiosa, mas é da sua turma e o responsável mexeu com todos os seis (...) treinam pesado por mais de uma hora. Elas voltam para dentro e sobem para um banho, uma hora deve ter sido suficiente para ele contar as passagens mais sórdidas sem ela precisar ouvir. Avisa que quando descer, vai conhecer a vítima e prestar solidariedade, mas aceita companhia (...) a banda toda a acompanha. Da depressão a vítima passa para a euforia, morava a menos de cem milhas de Sunshadow e nunca os tinha visto ao vivo. Foi para isso mesmo que a moça cismou de ir, para fazê-las se sentirem melhor e facilitar o recomeço de vida.

0 comentários: