sexta-feira, 8 de março de 2019

Dead Train in the rain CLXXX

    Sintonia fina. A estação 180 ilustra em letras o poder de se lidar com pessoas com quem temos boa afinidade. Escolham bem suas companhias e embarquem, o trem vai partir.


Em um dos anos mais informais da banda, Sunshadow registra um movimento incomum de artistas de elite, quase todos amigos de longa data dos seis. Eles (...) conseguiram empurrar boa parte das novas encrencas para seus sucessores. Os amigos da Beach Boys nunca os viram tão à vontade desde que despencaram neste mundo louco do show business...

- É uma fase óptima – diz Patrícia. A gente já tira de letra os pilantras que aparecem, os novos tocamos para nossos garotos e ficamos por perto para ajudar, já passamos da fase da solubilidade... Eu estou melhor agora do que aos quarenta anos!

- Na aparência não dá pra notar diferença.

- Dá sim. Tenho marcas do tempo. Eu me cuido, por isso são discretas, mas elas estão aqui.

- Ah, vá! Tem que chegar bem perto e você nem está maquiada!

- A alimentação de vocês tem algo a ver com isso, certo?

- A gente tem rotinas simples, cardápio acessível a qualquer família... mas consumimos alguns alimentos ainda caros, porque são feitos em baixa escala, eles limpam o organismo que é uma beleza! Mas sem neuras, com o tempo eles barateiam.

Enquanto os outros não chegam, eles conversam sobre diversos temas, mas sempre voltam à beleza rara e refinada de sua velha amiga. Chegam já perguntando que conspirações tramaram até chegarem. Os lisonjeiros se estendem a Rebeca e Renata, que acrescentam que o clima (...) maluco de Michigan faz bem à pele, especialmente às despigmentadas, como a de Prudence. Ela vê com alegria seu braço direito finalmente cicatrizado, sem uma seqüela  sequer. Vai mostrar à irmã e as duas comemoram, pulando na piscina e depois se enchendo com chocolate meio amargo. Chega a hora de buscar as pequenas e o cheiro do chocolate está impregnado nelas, voltam para casa sendo lambidas pelas filhas.

Passam na casa da mãe e são integradas à conversa. Os visitantes vão buscar suas astrofísicas preferidas para algumas travessuras (...) Contam a história de Luppy, que está a caminho da fundação para buscar os filhos...

- Puta sacanagem, cara! Como assim “Com defeito”?

- Discriminam a menina por ser negra albina, tanto brancos quanto negros – diz Ronald.

- Porra! Criança por acaso é boneca, pra ter defeito de fábrica?

- A gente trabalhou tanto pra acabar com isso! Que desgosto!

Muito mais acostumados a lidar com essas aberrações, os seis tratam de acalmar os amigos. O dia é mais de confraternização do que de planejamentos (...) não precisam de formalidades. Em Los Angeles, Josephine é informada de um progresso importante, conseguiram uma versão primitiva de uma prototipadora quântica...

- Em síntese, conseguimos montar átomos de carbono e hélio com patículas livres.

- “Montar”? Querem dizer, juntar manualmente prótons, nêutrons e eléctrons para construir os átomos?

- Não manualmente, na acepção da palavra, mas sim. Angel estava certa.

- Ainda conseguimos fazer uma hexagonal compacta, e dela ficou comparativamente fácil obter algumas milhares... Bem, enquanto fornecemos energia, o carbono disponível na armadilha se juntou na disposição certa, como se soubesse que queríamos que fizesse isso. Uma das maluquices quânticas que ainda não deciframos totalmente.

Star olha para a dupla, apoia o queixo, medita (...) Uma prototipadora primitiva, ineficiente e difícil de operar a ponto de leigos nem saberem onde liga. Imagina o que faria uma pronta para o mercado. Adiantam que Brain deu dicas e já têm uma bastante melhorada rascunhada. A actual tem o tamanho de um balcão frigorífico médio e a área útil igual a uma bola de baseball, a próxima terá (...) área útil do tamanho de uma caixa de sapatos. A próxima geração de aparelhos Dead Train será muito melhor do que esperavam, com este avanço (...) terão que exponenciar para expressar a velocidade dos novos processadores...

- Eu sou um aficionado por relógios de pulso, então imaginei um relógio com uma tela flexível enrolada sob a pulseira, que apareceria e ficaria plana, quando desenrolada, para substituir o smartphone. O modelo ficaria ao gosto do proprietário.

- Procedam. Vou convocar uma reunião para vocês explicarem aos outros.

Patrícia chama os colaboradores em Sunshadow, desta vez todos eles (...) Vêem a que evoluiu aquela primeira prototipadora baseada na topologia de Angel. Discutem o que e como Nelson e Fly podem contar ao governo, até porque sabem que vão querer mais detalhes depois. Eles se dirigem hoje mesmo ao alto comando (...) Patrícia, Rebeca, Phoebe e Sandra vão falar com os outros a respeito, sobre como poderão ajudar a salvar o mundo desta vez. A produção será maior, para mais colaboradores, por isso talvez os preços desta vez não subam.

&

Elias conclui sua parte no planejamento da loja de departamentos. Leva-o à madrinha, que chama os outros e tudo é analisado com calma. Ele recebe uma mensagem de Fabrícia, alguns usuários comentaram em voz baixa sobre protestos que estão organizando (...) Ele transmite a notícia...

- O medo dela é que se trata de jovens de alas radicais, que vão aproveitar esses protestos para fazer parecer que têm contingente e apoio popular para suas idéias. São Paulo é o epicentro, pedi que ela fique atenta e feche as portas a qualquer sinal de perigo.

- Ou seja, no começo vai ser uma coisa linda, mas logo o governo vai aproveitar e infiltrar gente dele para fazer arruaça e desacreditar os protestos, outros grupos vão tentar reagir e vai tudo pro saco... Com licença, vou avisar gente nossa a respeito... Mantenha a madrinha informada, sim?

Ela conversa com os poucos colaboradores conscientes locais, eles confirmam a insatisfação crescente, bem como as intenções de grupos de extrema direita e extrema esquerda, basta uma faísca para esse combustível volatilizado se inflamar. Ela pede que a mantenham informada e se protejam (...) Volta para os demais e pede que, pelo menos por agora, se concentrem nos negócios em gestação. Aquela loja é algo que compensa o crescimento da Dead Train Corporation, porque sabem que tem tudo para se tornar uma rede internacional de retrô e vintage.

Ele pretende que haja até uma sessão de acessórios para carros antigos, mas entre os “acessórios” estariam réplicas prontas de cássicos (...) uma concessão de baixo custo aos muitos fabricantes de kits de alta qualidade que o país tem, mais racional e viável do que abrir lojas pelo país (...) Concluem os trabalhos, aprovam o projecto e redigem o contracto de sociedade, lido com a paciência pertinente, então chamam os outros interessados. A dinastia Gardner toda entra na empreitada, além dos parentes e vários amigos (...) algumas páginas são acrescentadas ao contracto e os procedimentos legais e técnicos têm início. Esperam abrir a primeira loja antes do natal.

Um pedido de Patrícia Petty soa como uma ordem. Um convite de tão baixo custo e tão alto retorno potencial é quase um pedido de casamento (...) ela volta para Sunshadow com um pacote cheio de material de divulgação. Ronald e Rebeca estão vendo o fornecimento do primeiro estoque de tecidos que simplesmente não são mais fabricados. Melody se ocupa com a primeira coleção prêt-à-porter da Maison Petty Green, precisa de peças com os estilos das épocas, mas sem que pareçam cópias do que já havia. Renata coordena a equipe que vai definir a decoração da loja, incluindo sua filha e sua irmã (...) Enzo e Robert coordenam a equipe que vai recrutar os funcionários, não basta saber fazer o serviço, é preciso que o candidato entre no espírito da loja, de preferência que seja vintagista. A divulgação inicial é feita pelos próprios interessados.

A banda viaja para a Alemanha deixando tudo encaminhado, confiando em seus colaboradores (...) Carly tem um frio especial na barriga, é a primeira vez que sai da América. Deixou a mãe em uma situação de bipolaridade simultânea, feliz pelo sucesso da filha, mas chorando pela distância que cresce. Descem em Berlim e o público ainda hoje se lembra de Forgotten (...) Phoebe é um gênio notório e seus prodígios físicos angariaram fãs, mas a curiosidade é em particular para Carly, que usa um tailleur em tons mesclas de cinza terroso e saia preta. Cabelos e maquiagem condizentes. Os chargistas (...) se apressam em merecer seus proventos. Várias charges estão publicadas antes de eles chegarem ao hotel, onde o trio os espera.

Os mais jovens sentem na pele o relato dos avós, a banda atende a todo os que pode com carinho e respeito (...) Sandra chega a carregar alguns bebês, levando seus pais ao delírio. Não se perde por ser gentil e respeitoso com seu público. Entram e meia tonelada de chocolates voa para Sunshadow, sem choro. Agentes oficiais e da organização os cumprimentam pelo caminho, as quatro os reconhecem. Sandra e Phoebe vão ter com os comparsas, Patrícia e Rebeca com os da inteligência oficial, mas só depois de se instalarem e conversarem potoca, para descontrair.

As instruções são simples, as de sempre. Estão lá a tabalho, precisam estar em suas melhores formas e todos aptos a dar declarações. A instrução extra é ter cuidado com o que se fala e se faz em público, hoje é muito fácil fazer vídeos, editar trechos convenientes e fazer uma sombra parecer um abismo. Terão uma coletiva à noite, então devem permanecer no hotel. Recados dados, vão reconhecer o território, as quatro vão para suas tarefas secretas. Encontram-nos na gerência, onde tratarão de assuntos comuns aos grupos, o terrorismo é um deles. Os Estados (...) estão se digladiando e discutindo para ver quem tem razão. Os terroristas estão sabendo aproveitar bem essa intransigência de fundo nacionalista.

Passam para salas distintas, para repasse de instruções específicas. Patrícia e Rebeca recebem a gratidão da chanceler Merkel, os recados da organização têm atenuado muito a índole separatista dos membros da união europeia, mas ainda há os barulhentos grupos do “sozinhos estaremos melhores” (...) Praticamente todos na zona do Euro dependem da união e, em última análise, da Alemanha que esses grupos tanto atacam. Rebeca pergunta sobre a interação com os países baixos...

- Estão tão confiantes na estabilidade do bem estar social, que o governo se torna um mero escritório de administração pública. Grupos étnicos dentro dos próprios países estão começando a acreditar que podem se sustentar sozinhos.

- Como na Belgica.

- Ja, fräu Barbarian, como na até agora acolhedora e pacífica Belgica.

- Os problemas de que meu pai reclamou na grande turnê.

- Estados tão pequenos e divididos em guetos, tudo o que os terroristas querem.

Na outra sala, agentes belgas que foram indicados por Tiamat, contam em detalhes o que conhecem in loco. Por desconfiança contra o ocidente, o mesmo que os acolhe até hoje, grupos de muçulmanos fazem vistas grossas para o crescimento do radicalismo, enquanfo o governo só diz “Cada um vive à sua maneira, devemos respeitar a cultura de cada povo”...

- Apedrejar mulheres só por suspeita de adultério, faz parte de algumas “culturas”. Os idiotas querem isso aqui?

- Como foi que esse bando de bundas-moles subiu ao poder? Não é à toa que os ingleses ficaram de fora da zona do Euro!

- Com discursos cor de rosa, agindo como se este já fosse um planeta de regeneração. Os atentados em Oslo não nos serviram de lição, pelo contrário, estão rindo do estado de direito.

As duas se olham. Olham para os jovens agentes e perguntam de quanto precisam para uma base avançada em Copenhagen (...) Acertam a inauguração de uma Be Your Own Press (...) Pelos tabletrains, elas mesmas cuidam da burocracia para a abertura da empresa, arranjam sócios com cacife e um concurso fajuto para eles poderem bancar sua parte. O que farão aqui está acima da autoridade dos serviços secretos oficiais, que devem satisfações justo aos dois tipos de políticos que estão arruinando tudo (...) Angel começa a fazer a mesma expressão de preocupação que a avó faz agora. Princess olha para aqueles dois jovens agentes, que (...) têm desgostos de veteranos, olha para a veterana e...

- “Se houvesse liberdade, eu poderia te obrigar a renunciar à sua vida e seguir minha fé” em público? Liberdade só para eles, claro...

- Se tivessem ouvido Braim...

- Se tivessem ouvido um terço do que meu pai alertou, para começar a democracia russa teria sido consolidada, mas não ouviram e não adianta agora chorar pelo leite derramado.

- A BYOP pode ser uma boa fonte de informações, irmã!

- Boa e ágil... Conhecem alguém que queira entrar para o ramo de mídia e informática?

Sacam seus tablets e vêem que Angel e Knocout se adiantaram (...) Princess cuida da parte burocrática e diz para mandarem os indicados o mais rápido possível fazerem sua parte (...) estão em estado de guerra, qualquer boa idéia é um investimento necessário.

Saem e encontram os quatro arrematando o que foi conversado (...) Assim que se despedem dos agentes, as duas novatas são mimadas pelas veteranas, orgulhosas do raciocínio rápido e preciso. Na verdade elas raciocinaram quase que como uma só pessoa, a sintonia das duas beira o metafísico.

0 comentários: