segunda-feira, 25 de março de 2019

Dead Train in the rain CXCVII

    Salvando e cantando. A estação 197 retoma a rotina de salvar o mundo entre shows, enquanto as novatas se revelam. Todos à bordo, o trem vai partir.


Patrícia explica às marroquinas por que o pai é Ateu. Detalha com riqueza os (...) extremos de perversidade que precisou suportar, mas também a manutenção de um sorriso a quem dele precisasse (...) Reitera sempre que ele era pouco mais do que uma criança, quando precisou enfrentar o mundo e abrir mão dos sonhos que tinha, como aquele carro feito por prototipação rápida no último Sunshadow Racer Motor Show...

- Aisha, não precisa chorar, ele superou tudo, você conhece a fábrica!

- Mas ele sofreu demais... Ele foi injustiçado, meu Deus, por quê...

Nancy acolhe Aisha Butter Heart até o choro passar. Richard chega nesse ínterim e flagra o choro, se inteira da conversa...

- Não se prive de um pouco de adversidade e frustração todos os dias. A vontade fica muito fraca em um ambiente dominado pelo prazer.

- Mas com você foi só tristeza!

- Não. Não confunda uma fase difícil com tristeza. Eu cheguei a ficar muito triste por um bom tempo, mas tinha em mente a necessidade de me manter vivo, e sua bisavó para me manter firme. Eu estou bem, eu venci essa guerra de braço.

- Com quem?

- A vida. Ela tenta te derrubar todos os dias, tenta te fazer tropeçar de quando você acorda até a hora de se deitar, fica à espreita para fazer seus demônios saírem quando você estiver mais confortável, para que te amedrontem e te tomem o juízo. É esta a única e verdadeira guerra que você deve travar.

- Wow... Agora tudo faz sentido!

- Pronto, vai delirar de novo – diz Sanaa.

A menina faz elucubrações aparentemente desconexas (...) fala de diversos assuntos e os amarra no final da explanação, mas o faz de modo ainda pueril e descontrolado, por isso parece delirar...

- Pois eu compreendi o que ela disse. Venha comigo, vou te levar a quem pode ajudar a organizar suas idéias.

- Meu Deus! Ele entedeu o que ela disse! Meu avô é um gênio!

- E sua filha também. Vamos, sei exactamente o que você pode fazer da vida.

Kurt, Elizabeth e Prudence recebem a incumbência. A menina treinará a escrita digital e manual diariamente, sob a supervisão de duas escritoras experientes e bem sucedidas, com o rapaz aprenderá a ordenar os pensamentos em tela e cinzel...

- COM QUEM??? Meu Deus, agora é que ela surta de vez!

- Assim espero. Ela vai surtar, mas será um surto controlado. Confie no seu avô, ela tem talento para dramaturgia. Ela parece não dizer coisa com coisa porque vocês só acompanham a imensa listagem de itens, não o raciocínio lógico dela. Me disseram que Hassam pediu que fossem discretas com seus talentos, não foi? Ele alguma vez levou as meninas para uma conversa séria e reservada, só ele e elas?

- Algumas vezes, especialmente Aisha e Sabaya.

- Vou contar algo triste, mas que vocês devem saber. Os animais irracionais do estado islâmico têm em seus simpatizantes também espiões. Eles sabem quem vive, quem morre e como morre, se conseguirem dominar a região em que moram. Uma mulher que demonstra algum talento especial em público, é alvo preferencial da crueldade. Eles estão se lixando para evolução espiritual, só querem garantir uma vida eterna de prazeres egoístas, o resto não lhes convém e não lhes importa. Hassam estava protegendo vocês. Mas aqui vocês podem se expressar e explorar seus talentos à vontade; Aqui é a América. Patty, quero ver essas moças se revelando! Todas elas!

- Yeap, dad!

Leva-as para a Máquina de Costura, chama as filhas e Renata, quer que se revelem. Até o dia do casamento de Dean com Nina e Jerry com Lola, elas descobrem dois ou três talentos que desconheciam, cada uma. Os pares de gêmeos arrematam a bagunça e toda a nova geração da banda está de alianças (...) voam no início da noite para Cancum, sem que a imprensa saiba é claro. Voltam com o serviço feito, cada um para sua casa, depois para a Máquina de Costura, dar satisfações à madrinha e encontrar seus pais e avós (...) Robert diz que suas vidas nunca mais serão as mesmas, agora que são respeitáveis senhores...

- Do que estão rindo?

- Rarararararararararararararara!

- Conta uma de papagaio!

Os risos se disseminam e os trabalhos têm uma pausa. Retomam e planejam os detalhes dos próximos quatro shows, todos na mesma semana, dois deles no mesmo dia, fora as visitas a entidades que eles assistem, duas entrevistas, um comercial de locomotivas, ensaio rápido para as photos oficiais (...) Fora que quatro deles terão que aproveitar cada minuto de intervalo para o salvamento do mundo.

A primeira coisa que acontece, quando pousam em Chicago, é que o avião toca o solo. Depois disso ele taxia e então vem a tradicional corrida até o solo. Klauss desce quase pulando (...) Logo atrás vem o Airwagon com parte da orquestra, que pousa enquanto os cantores levam o público ao delírio. Mas eles não têm sossego só porque são “apenas” membros da orquestra de Sunshadow (...) estão entre as melhores e mais sofisticadas orquestras do mundo, eles também têm entrevistas e um comercial a gravar, com os cachês correspondentes a cada um.

Os fãs recebem sua cota de afagos e selfies, para o desespero do corpo de segurança. Vão aos ônibus, fazer bagunça no caminho para o hotel. Chegam vendo drones por toda parte (...) Se aboletam em suas suítes e um colaborador de base se anuncia e entrega um jornal, na página de uma coluna com a chamada “É justo ela ser tão rica e poderosa?” falando de Patrícia...

- A cultura do nivelamento inferior lavou mais um cérebro. Temos que conversar com esse pessoal de realities de negócios e trabalho, o americano precisa urgentemente reaprender a ser americano.

- Vai plantar tomate no asfalto, irmã?

- Hidráulica, Mascote. É com força hidráulica que uma árvore arrebenta o concreto; lenta e implacável.

Voltam aos demais, sem revelar muito, mostrando a coluna que gasta uma página inteira para dizer que tem medo de gente poderosa. Klauss sabe do que se trata, a Europa é governada por muita gente assim, que pisa em ovos até para dar bom dia a ponto de irritar os ingleses, que já nem sempre se identificam como europeus...

- Aquelas caras engraçadas que fräu Merkel faz, pedindo paciência a Deus, são geralmente por isso. Ela quer fazer, mas todo mundo tem medo de ofender a milésima geração anterior de algum membro de algum grupo minoritário ainda não descoberto.

- Eu sei, ela já desabafou a respeito. É a isso que muitos se referem sobre o mundo ter ficado muito chato.

- Ela já o quê?

- Madrinha é não é só poderosa, meu amor, ela é o próprio poder!

Carregam a poderosa pelo corredor do andar e fazem algazarra até a vontade passar.

&

A vistoria do palco é uma grata surpresa, mas não para Patrícia. Fãs gaiatos mandaram centenas de quilos de chocolates finos para o local do ensaio. Ela manda tudo para Sunshadow, exceto um tablete para cada (...) É aquela bagunça aparente a que eles estão acostumados, afinando, aquecendo, sincronizando e aprimorando suas vozes e os instrumentos (...) Klauss e Matthew cobrem o ensaio e mandam para as midias parceiras da banda.

Voltam ao hotel para a entrevista coletiva, e os chocolates estão na pauta. Mas alguém de vez em quando faz uma pergunta aproveitável, como sobre o colunista que tem medo de gente poderosa, a resposta é a mesma dada quando leu o texto...

- Ele não é o único. O mundo ficou praticamente dividido entre os que morrem de medo de ofender e os que fazem questão de ofender. Ambos acabam ofendendo do mesmo jeito, quer por ação, quer por omissão. Ele ainda citou as guerras, mas demonstrou um desconhecimento de causa assustador para um formador de opinião.

- Por exemplo?

- A extinta União Soviética, cujas crias hoje governam a Rússia, deu pra trás em praticamente todos os acordos pós guerra. Todos reorganizaram e desocuparam a Alemanha, exceto eles. Sem contar que alguns povos que se odeiam de morte, foram obrigados a conviver na marra sob a bandeira deles. Estão nos acusando e estamos nos acusando injustamente, não somos sozinhos responsáveis pelas mazelas mundiais. Preciso lembrar que era uma ditadura?

- Eu nem me lembrava de tudo disso, agradeço. O que sugere?

- Parem de estudar à moda acadêmica e passem a investigar à moda policial a história. Quem procura culpados encontra-os até em inocentes.

- Você aprendeu isso na vida de espiã?

- Aprendi isso estudando e raciocinando por conta própria, sem precisar fazer citações para justificar a mim mesma o que digo.

As perguntas se desmembram até recaírem sobre Phoebe (...) Voltam para um banho, uma refeição e o merecido descanso, enquanto a imprensa explora as respostas da banda, especialmente as da líder (...) Voltam a Sunshadow cansados, mas refeitos e prontos para a parte chata e irritante do trabalho. Começa com fornedores novamente assediados por picaretas, desta vez tentando atingir a Sandra Cocada. A fera não tem dúvidas, vai com o marido a cada um deles, reafirma os compromissos feitos, aumenta as encomendas e orienta a mostrar o dedo médio ao próximo que aparecer, e um deles aparece, a vê com aquela cara de esquartejadora, dá meia volta e corre.

Voltam a Sunshadow para a dureza cotidiana. Encontram os outros ao redor de Aisha e Sabaya, elas decidiram que serão escritoras e começaram a carregar pedras ladeira acima pelo resto de suas vidas. Elizabeth e Prudence foram nomeadas por Nancy suas instrutoras práticas, enquanto ela, Stephanie e Kurt cuidarão da formação acadêmica. As duas se apressam em contar aos amigos e parentes do Marrocos, mas não tudo (...) Elas sabem que nem todos ficarão felizes, por isso restringem o acesso às postagens a grupos específicos. Agora vão praticar, o que inclui olhar pelos ombros das tias...

- Puxa... Se já houvesse titânio na época, daria uma passagem legal!

- Nem alumínio tinha, Proo! Vamos nos virar com ligas de latão mesmo... Mas vamos delirar um pouquinho com a engenharia...

Deliram, para o delírio das garotas. Elas voltam cansadas para casa, mas satisfeitas. Todas as marroquinas estão encaminhadas (...) Mandy já recebe convites para encontros internacionais de dança e sonda algumas espanholas que a avó lhe indicou. São colaboradoras de base que gostariam muito de morar em Sunshadow, a chance é perfeita. Elas chegam discretas, mas esperadas por Rebeca e Sandra, passam a ser alvos de especulação dos paparazzi. Entram no Model S e vão à escola de dança, explicando às três o que podem esperar.

O ambiente é maior e mais requintado do que esperavam (...) por agora conversam com a jovem e rigorosa chefe. Fazem uma demonstração assim que uma sala desocupa, com alunos e professor da aula anterior de plateia. A graça e a energia das catalãs convencem, porque técnica até um chimpanzé pode aprender e reproduzir. Estão contractadas, ficarão na casa de Rebeca até arranjarem seus cantinhos...

- Sejam bem-vindas. Não tenham pressa para se mudarem, temos espaço de sobra aqui.

- Caramba!

- Wow! São estas as suas armas?

- Não todas. Estas são as mais simples, quase que só de enfeite, o meu arsenal de verdade está em uma sala apropriada e trancada.

- E eu já treinei com todas, re, re, re, re, re.

- Usted? Acredito, mas não quero ver isso em campo. Ei, a barriga está bem formada!

Sandra acaricia sua proeminência abdominal (...) Vai com roupas mais largas ao show em San Francisco. Ficarão em Beverly Hills, no Jose’s Hotel, têm um show em Los Angeles, também um em San Diego e um em Mexicali. Voltam a Los Angeles, salvam o mundo e retornam a Sunshadow. Há um casal à espera, morto em uma emboscada de traficantes de drogas, que usam algumas ditaduras para lavar dinheiro. A mulher estar grávida não lhes causou qualquer comoção, como era de se esperar.

Enzo aproveita para causar uma hecatombe, quando vai visitar a filha nos estúdios, em uma pausa entre cenas. O elenco inteiro do filme se amontoa para uma casquinha com o ídolo, a lenda, o mago da guitarra Enzo Crepaldi. Ele mima Karen como pode (...) Ela fala com entusiasmo da espera pelo sobrinho, os olhos brilham como quando esperava pelas filhas (...) matam as saudades e a imprensa especializada ganha o dia. Ele volta para sua hospedaria sorridente...

- Mais um pouco e o FBI teria interferido, você interditou três quarteirões ao redor dos estúdios – diz Ronald.

- Eu não vi interdição nenhuma, sai dirigindo e todo mundo saiu da frente.

- Com medo de atropelamento...

Uma pausa para as piadas (...) Alguns pontos ficaram nebulosos, quando Melinda conversou com um patrocinador pela última vez. O advogado matusalém que redigiu o contracto morreu no meio do trabalho, agora estão tentando refazer tudo, porque o estilo dele era único. Outro ponto é explicar que trarão gente da Baixa Califórnia para Los Angeles (...) Dizem que faz parte de salvar o mundo, para evitar maiores explicações.

0 comentários: