terça-feira, 26 de março de 2019

Dead Train in the rain CXCVIII

    Um mundo que desaba um pouco a cada dia. A estação 198 se mantém de pé entre os escombros, para vocês poderem embarcar. O trem vai partir.


O casal de baixa estatura está amedrontado. Entra no Airtrain após ter trabalhado nos bastidores do show, como disfarce. Um casal com estatura semelhante estava no avião e desceu, para despistar melhor. Desatam a chorar quando decolam (...) Choram ainda mais quando descobrem que sua protetora doravante é Jose De Lane, quase desmaiam diante dela. Serão seus hóspedes até findarem o treinamento...

- Vocês devem manter doravante o mesmo sigilo que assegurou sua sobrevivência e seu resgate. Não vieram com eles por golpe de sorte, nós temos ligações com o governo e corrigir as besteiras que ele faz, é parte do nosso trabalho. Zigfrida os acompanhará em seu aprendizado...

Ela explica superficialmente o que fazem, sem revelar a organização (...) seus novos nomes, um resumo de sua nova história de vida e lhes entregam um espesso compêndio (...) bem como dispositivos com imagens, vídeos, sons e depoimentos falsos para aprenderem quem são agora, para se prepararem para as cirurgias plásticas. Tudo explicado, voltam para fora, há gente esperando pela atenção da diva estrelar. Dezenas de afilhados cansados da labuta musical, de comerciais longos, de entrevistas maçantes e de paparazzi sem noção. Ela quer em especial ver suas gestantes, já reclamando a afiliação dos rebentos em gestação.

Voltam à tarde para Sunshadow (...) Patrícia encontra Arthur à sua espera, à porta de casa. Não é o comum, mas deixa para perguntar de coisas sérias depois, por hora quer os braços do marido e se despir de seu poderio. Ele conta meia hora depois, com Lady Spy já aboletada no colo de sua senhora...

- O Billy...

- Ele levou a sério o que você disse na primeira entrevista. Hoje o flagrei conversando com Sanaa, muito mais próximos do que os dois normalmente se permitem.

- As coisas estão andando muito depressa! Luppy! Luppy, quero informações e eu sei que você as tem; Sanaa e Billy!

- Eh... Ele já ajudou ela com sacolas de compras duas ou três vezes... Já os vi conversarem à porta de casa... Acho que até já riram juntos... Achei que vocês sabiam!

- Eu viajo a trabalho todas as semanas, bandida, não posso ficar de olho em todas o tempo todo. Desembucha, o que mais?

- É tudo mais do mesmo... Ah, lembrei! De vez em quando o Elias aparece e traz o Robby pra entreter as meninas...

Agora sim, ela se interessou de verdade. Ele ajuda o rebento com suas actividades (...) O menino está se habituando rápido a ambientes de trabalho. Fim da tarde, voltam para casa, a pé mesmo, passando pelas seções dos anos 20, 30 e 40, virando à esquerda nos anos 60 e à direita nos anos 80 (...) Enya voltou de ensaios em Toronto e quer seu petiz em seu colo. Para o roer de cotovelos dos que disseram que estava gorda e demodê para a alta costura, é chamada com freqüência e às vezes precisa recusar trabalhos, para dar conta dos compromissos. A diferença é que suas peças não têm apelo popular, às vezes nem passam na televisão...

- Meu bebê!

O menino se arreganha todo e corre para os braços da mãe. Em casa eles têm mantido o ar bucólico e tranqüilo que Elias tanto queria ter com Abigail. Aliás, Sandra conta a Happy Moon que será o nome da menina que espera...

- Vocês amavam muito, não?

- Demais! Eu não posso reclamar, mas queria que ela estivesse viva aqui, com a gente... Mas aconteceu, estava fora das nossas possibilidades...

- Pare de se lamentar, ela está bem melhor do que nós. Eu queria saber de seus sobrinhos.

- Estão dando trabalho, mas cada vez menos. Estavam acostumados a serem empurrados na escola, ter nota zero arredondada para cinco... Na escola nova não tem disso, eles vão aprender a ser gente!

- Virão com seus pais biológicos, na próxima vez, eu espero.

- É difícil, Moon! São quatro crianças mal acostumadas, elas ainda precisam aprender a se comportar. Por que o interesse repentino?

- Saberá quando for a hora, Knockout, é parte da minha seara. Por agora quero que eles aprendam música, você precisa providenciar isso o quanto antes... E quero ver seu pai influenciando esses quatro!

Ela providencia, contracta dois professores, um maestro e um de canto (...) Quanto a Elias, terão que esperar pelo encontro.

&

Itzhak e Billy trocam figurinhas. Falam das impressões das respectivas prováveis cunhadas, para não serem surpreendidos em virtude da miopia da paixão. O problema, observa o jornalista, não é nem de longe o relacionamento com muçulmanas (...) é a reação com viés para represália por parte de outros muçulmanos, que podem considera-las apóstatas...

- O amigo observou muito bem! Vamos lembrar que Mikomi Spring sofreu um atentado por parte do irmão, não faz muito tempo.

- Também bem observado. Mas não são só ameaças externas e tampouco só de religiosos. O amigo deve se lembrar da cena das bandeiras de Israel e do estado islâmico, em uma universidade.

- Ouvi falar, mas nunca vi.

- Vou procurar aqui, enquanto explico... Essa turminha de garotos “engajados”, “politizados” me dá nos nervos. Um grupo filmou uma pegadinha, um rapaz tremulou a bandeira dos terroristas em plena praça universitária, recebeu apoio moral de praticamente todo mundo, mas quando tremulou a de vocês... Meu amigo, ele quase foi atacado, aos berros, com palavras de ordem e esse monte de frases que dizem “Meu lado é sempre bom e o seu é sempre mau”... Aqui...

Ele desgosta logo de cara, mas fica mais perplexo no decorrer do vídeo, até ficar boquiaberto...

- Cara! Eu estudei nessa universidade! Agora fiquei com medo de visitar a faculdade, iriam botar fogo no meu carro gritando “allá é grande”! Só faltaria isso!

- Eu vou confessar que já fui um pouco assim, antes de vir pra cá. A convivência com a Patty e o respeito que o medo de apanhar me fez ter no começo, alargaram aos poucos a visão limitada que eu não acreditava que tinha de política internacional. Nesses dezessete anos em que quase moro em Sunshadow, eu posso te afirmar categoricamente, que os muçulmanos radicais são o problema mais distante de vocês dois, o maior perigo são os nossos próprios radicais de igrejas milagrosas. Eles vão ver na união de vocês uma afronta à sua interpretação da bíblia. Se forem se casar, fiquem em Sunshadow.

A conversa descompromissada (...) não passa desapercebida pela chefe da franquia. Audrey liga para a irmã e transmite imagens da conversa compenetrada e aparentemente tensa. Ela chama as maiores interessadas no caso, Suha e Sanaa reconhecem as expressões de decepção dos dois. Vão as três à chocolateria, Patrícia as deixa perto deles, enquanto fala com a irmã sobre aquelas caras de quem perdeu o último ônibus...

- Os garçons disseram que é sobre aquele episódio das duas bandeiras em uma universidade, também sobre aquelas igrejas picaretas, os problemas que vão enfrentar se os relacionamentos forem pra frente... Eles devem estar mesmo interessados, porque estão sofrendo por antecipação pelo que nem ocorreu ainda.

- É claro que vão cair de pau, quando os namoros engrenarem e vierem a público. Eu já espero por isso. O que não esperava é eles se encontrarem para conversar a respeito. Quanto tempo?

- Menos de uma hora, mas parece que já falaram de muita coisa relacionada. Já foram quatro cappuccinos e uma cesta de biscoitos de côco.

Ela se vira para eles, olha para as moças, sabe que não dá para simplesmente sair sem ser vista (...) Faz um sinal para as duas e elas os abordam. Se inteiram da conversa, se olham e cuidam de acalmar os dois, pedem dois cappuccinos e mudam os rumos da conversa. Patrícia vê que pode deixar os quatro por sua conta e vai para casa (...) Conversa com Arthur à noite, à sós, na suíte. Ele está muito envolvido com uma produção, mas pelo menos agora trabalha com o filho e sua equipe, volta quase todos os dias para casa.

Contam da conversa de ontem à mesa do desjejum, onde as meninas trazem à tona a dúvida de todas sobre Ana Clara e Elisa. Amina fica de cabelos em pé com as filhas, mas a brasileira põe panos quentes e conta a história (...) As marroquinas compreendem, embora saibam o que lhes aconteceria em muitos países de sua origem, se morassem lá. A falta traiçoeira da filha e conseqüentemente dos netos, ainda dói um pouco...

- Mas você fez a escolha certa – consola Aisha. Você se reconciliou com seu pai antes de a noite dele cair, é a única que vai sair limpa na hora do julgamento. Cabe à sua filha agora se reconciliar com você, não o contrário.

- Você venceu, conseguiu me consolar. Mas ainda me arrependo de ter mimado minha filha, mesmo que por omissão, foi minha culpa ela ter escolhido uma mãe de conveniência.

Sanaa olha com orgulho para o rebento (...)  Ana Clara põe a adolescente no colo, afagando e fazendo cócegas como se ainda fosse uma criança. A estatura é semelhante à sua, quando tinha aquela idade. Pede a menina emprestada à tarde (...) Precisaram se reinventar, para concorrer com a internet móvel, e a crescente falta de critério de qualidade do público (...) a BYOP prima por sempre oferecer o que é muito caro, muito grande e pouco prático para se ter em casa, mas por isso mesmo ser justo o que oferece o melhor e mais confiável resultado. Há até uma impressora a laser que grava em metais e pedras o que o computador simular. O que der certo nas lojas de Sunshdow e Detroit, é adoptado por todas as outras da franquia familiar.

Aisha corre para a Máquina de Costura, chama todas as irmãs e as leva para ver. Elas ficam encantadas, da caçula à mais velha, como se todas tivessem a mesma idade. Elisa pega uma amostra de demonstração, photographa as oito e grava a imagem no pedaço de mármore (...) não demora a contarem da novidade para os que ficaram em Marrakesh. Eles ficam chocados com a história de lesbianismo (...) mas se comovem com o modo como aconteceu a reconciliação. A imagem das oito na pedra esverdeada impressiona (...) As namoradas se abraçam para observar o entusiasmo daquelas moças, acreditam que ao menos duas novas lojas podem vir a sair daquela festa. Lá mesmo elas fazem os trabalhos do colégio e da faculdade, de lá mesmo enviam a parte virtual para seus professores e lá mesmo imprimem o que lhes cabe.

Chega a hora de as mais velhas irem para seus compromissos (...) agora querem virar nerds. As duas fazem a festa pelo serviço bem feito, cooptaram mais oito para sua laia de malucos cibernéticos. Ellizabeth e Prudence agradecem a tia, isso vai facilitar muito o aprendizado de sua discípula...

- E como tá indo?

- Ela é doidinha mesmo! Parece que é nossa irmã de sangue! Os textos dela estão dando saltos grandes de qualidade.

- Mais do que isso, ela consegue fazer a Nath esquecer um pouco dos problemas pela falta de cor.  A gente tem que manter essas moças na cidade, a começar pelos dois romances em fase de cultivo.

Ouve-se uma rajada de risos compulsivos que interrompe a conversa, é uma usuária que leu uma resenha do segundo livro da novela das irmãs, com um trecho autorizado à reprodução. Ela precisa ser socorrida, mas (...) quer seus exemplares autographados.

0 comentários: