quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Dead Train in the rain XXVIII

   O primeiro show oficial. A estação 28 dá início às artimanhas que os seis vão enfrentar pelo resto da vida. Todos a bordo, o trem já vai partir... cheio de paparazzi.


Vão no GMC Coach para Detroit (...) Robert vai ao volante, com Richard logo atrás, ao lado da filha. Vão devagar, a neve na pista já causou alguns acidentes bem feios. Ter tração 6X4 ajuda muito, mas não assegura que o ônibus não deslizará descontrolado. Indo devagar, chegam à metrópole no fim da tarde e vão para o hotel. A inscrição “Dead Train” e o emblema tomam a lateral do veículo, chamando a atenção (...) há alguns fãs à espera deles, à porta do hotel. Descem sob flashes e pedidos de autógraphos devidamente atendidos, todos em grossos agasalhos verde-e-preto. No hall (...) Richard confirma as reservas. Sobem às suítes com quase nada de bagagem, serão só duas pernoites, depois vão às sacadas. A quantidade de gente aumentou consideravelmente, apesar do frio...

- OI, GENTE – grita Rebeca!!!!!!!!

O povo responde e ela fica serelepe na sacada, com as outras. Demora um pouco para digerirem a idéia de que aquela gente toda lá em baixo, se expondo ao frio e à noite cadente, é composta por seus fãs e alguns paparazzi. Enfim, estão todos lá só para vê-los. Na suíte mais à esquerda dos fãs, Richard e Robert conversam com Matthew, que chegou antes do almoço para adiantar a parte da imprensa. Amanhã cedo darão uma entrevista coletiva, depois irão ao estádio (...) ensaiam, voltam ao hotel e aguardam o momento de irem ao show. Simples. Esperam que o resto do universo colabore com essa simplicidade.

Vão jantar todos juntos no restaurante do hotel. Não vão comer o que quiserem, as mães da banda já decidiram o cardápio (...) precisam estar na sua melhor forma. Duas figuras se destacam à mesa, de longe Patrícia e Richard são vistos, a moçoila já passou de seis pés de altura. Por isso mesmo são os mais clicados pelas câmeras ocultas. Também porque ela precisa conter a impulsividade de Rebeca (...) já ia enchendo a comida de condimentos, o que poderia desfalcar a banda na noite seguinte. É a parte chata do trabalho.

Antes de subir para dormir, Richard vai conhecer a área de lazer do hotel e é abordado por uma mulher belíssima...

- É muita responsabilidade, Mr. Gardner!

- Muita, mas vale à pena. Preparamos esses garotos durante anos, colocamos diretrizes firmes e não amolecemos quando eles fizeram beicinho.

Ela ri. Imagina se os Estados Unidos estariam na iminência de enormes dificuldades, se os pais dos dirigentes tivessem feito o mesmo...

- Jeremy mandou saudações, Cérebro.

- Mande um abraço para ele. O que deseja, agente?

- Analisou os documentos?

- Analisei. Concordo com Jocker, estamos colocando nossa influência sem dar a garantia de dignidade de que o povo precisa. Mais do que isso, estamos pisando sem cuidado em campo minado.

- Qual a sua conclusão?

- Você sabe que aquela região é um amontoado de tribos que têm, cada uma, suas próprias tradições, leis e costumes. As que subirem ao poder, vão querer impor os seus (...) cada um dizendo que está agindo em nome de um Deus, ainda que os costumes de uns contradigam os dos outros.

- Não tínhamos pensado nisso. Alguns deles ainda tratam suas famílias como propriedades privadas, que podem vender ou matar. Como convencer, então, aqueles burocratas? Você sabe o quanto são difíceis de lidar.

- Só se eles fossem minimamente inteligentes em vez de malandros, para serem convencidos por argumentação racional. Mas nas próximas vezes em que os líderes actuais vierem, podemos deixar recados claros (...) Dá para ficar rico sem colocar a população na miséria, caramba, eles sabem disso!

- É a única forma, não é?

- Infelizmente, por enquanto é.

- Só mais uma coisa, nós nos livramos de algumas câmeras indiscretas que estavam no restaurante do hotel.

- O quê?

- Não podemos interferir no cotidiano do cidadão em situações normais, mas nossa conversa exige sigilo (...) se livraram das que ainda estavam plantadas, mas tenha certeza de que eles já conseguiram muitas poses interessantes para seu público.

- Grande público... Posso avisar o Matthew?

- Pode, é só falar com a gerência antes, para não levantar suspeitas.

É o que ele faz, após beijar a mão da agente e se despedir. Já na suíte os adultos conversam e decidem só contar para os garotos amanhã cedo, para que não percam seus sonos sagrados com a sordidez alheia (...) Quanto à agente, ela entra em um Nash Cosmopolitan 1951, tira a peruca loura, a órtese dentária e vai à sua base, levar as informações para os responsáveis. O mundo está entrando em convulsão e (...) alguns congressistas julgaram o assunto sem importância para a família média americana. Como gostaria de poder dar um tiro na testa de cada um!

Rebeca dá problema para Patrícia ao saber das câmeras ocultas. Decide ir só de lingerie para a coletiva (...) Se querem poses comprometedoras, ela quer enfiar umas bem nas fuças dos fulanos...

- Eu vou assim e ponto final! Os babacas querem photos chocantes? Vou dar umas pra eles!

- Ouça, mocinha, eu sou responsável por vocês. Lá fora faz menos dois graus e você não vai chegar viva ao estádio (...) Eu não quero ter que dar explicações estranhas e tristes à sua mãe. Depois damos o troco, agora não dá tempo, temos trabalho a fazer! Por hoje, deixe que eu dê o recado.

Consegue convencê-la em cima da hora, só dando tempo de ela vestir o agasalho pesado em cima da lingerie. Patrícia sente novamente o peso da liderança nos ombros. Terá que dar a entrevista e ficar atenta à enfurecida amiga. Descem à área externa para algumas photographias autorizadas à imprensa. Rebeca encara cada um deles, imaginando se lá estaria algum dos bisbilhoteiros. Voltam (...) ao auditório onde os entrevistadores os esperam. Antes de começarem, a enfezada vasculha o palco, para se certificar de que não terão surpresas desagradáveis (...) com imagens de baixo...

- Vocês nos desculpem, mas encontraram câmeras ocultas no hotel e ela está desconfiando de todo mundo.

A declaração da líder em si já vale uma nota no jornal. Assim que a baixinha se dá por satisfeita, começa a coletiva. Perguntas de praxe sobre os nomes, o nome da banda, sobre Sunshadow, como se conheceram, como decidiram cantar, et cétera. Alguém lá atrás pergunta sobre o relacionamento íntimo de Renata e Matthew, ela responde “Está na intimidade”. Não respondeu e não deixou sem resposta. Alguém pergunta se não é muito estranho uma garota liderar a banda, com três rapazes aptos...

- Todos aqui estão aptos. Algum problema em eu liderar?

- O normal é um homem liderar, não?

- Não, é o comum. O normal seria a liderança por consenso e competência, (...) É o que acontece no Dead Train.

- E o que os rapazes da banda acham?

- Vida longa à nossa rainha Patty Petty – respondem juntos.

Sua Majestade abre um sorriso de triunfo, sem descuidar da integrante zangada, que passou a encarar firmemente o repórter que questionou a liderança de uma garota. De resto a coletiva segue tranqüila, na medida do possível. A entrevista termina e os seis se retiram, ficando o porta-voz para comunicar detalhes e aparar possíveis arestas. Vão (...) conhecer bem o lugar onde vão trabalhar nesta noite.

Entram no estádio contando uns duzentos fãs corajosos, ou sem juízo (...) Lá dentro eles testam tudo, até a firmeza do palco. Afinam os instrumentos, checam os microphones, combinam algo e começam a ensaiar para testar a acústica de repente, com alguns operários ainda limpando os restos da empreitada. Eles aproveitam e se sentam para assistir ao ensaio. Com câmeras bem distribuídas, photographias e vídeos oficiais são feitos. Enquanto isso, a equipe de filmagem aproveita para escolher os melhores ângulos. Tudo é registrado. Josephine recomendou que façam a documentação mais rica possível de seu trabalho (...) alguém estacionou um caminhão na frente da garagem do estádio e saiu pelo lado da rua, impedindo que os fãs o identificassem. Matthew age antes que os ânimos fervam, sabe que há alguém escondido, pronto para registrar uma confusão. Liga para a prefeitura e pede um guincho. Demora um pouco, por causa da neve, mas ele chega (...) o caminhão permitiu que os seis tirassem photos carinhosas com os fãs, sem que o paparazzo pudesse registrar. Até segurarem crianças nos braços, para poses, aconteceu.

A tarde é reservada à sesta. Richard recomendou que guardassem suas energias após o almoço (...) os fãs bem recepcionados alardeiam uma boa fama da banda. Esnobar o fã pode ser uma jogada de marketing muito arriscada (...) principalmente para uma banda em início de carreira. Ser simpático quando se pode, não custa um centavo e não desvaloriza o artista.

0 comentários: