domingo, 23 de setembro de 2018

Dead Train in the rain XXXVIII

    Robert tinha um segredo. A estação 38 mostra que problemas pessoais e públicos não param de evoluir, se um deles for negligenciado. organize sua vida e embarque, o trem vai partir.


Uma boa surpresa, afinal. O estádio (...) é maior do que o inicialmente previsto, os ingressos terminaram rápido e havia gente querendo (...) O palco também é maior, obrigando os seis a reverem suas posições, para evitar vazios. Robert chama atenção para três vasos com plantas ornamentais, que são imediatamente incluídos na decoração do palco. Richard os carrega, quando termina é chamado ao telephone. A ligação é uma conversa cifrada, um quarteto foi preso em flagrante por ofender publicamente uma mulher negra (...) Com eles foram encontradas photographias de Enzo, Silvia e Laura; no porta-malas do Lincoln Continental 1962 havia armas dentro de um travesseiro (...) todas com numeração raspada...

- Tem algum técnico nosso por aí?

- Tem o Grandpa.

- Peça para ele averiguar, me chamem se algum vendedor picareta der problema.

Patrícia ouve, mas desta vez não desconfia do teor real da conversa. Apenas admira o quanto o pai está levando a sério a carreira de fabricante de peças automotivas...

- Este corpinho lindo aqui não vai durar pra sempre, eu tenho que garantir um pé de meia pra velhice.

- Cara, quem vende lubrificante ruim deveria ser preso! Imagina uma ambulância fundindo no meio da estrada, com um paciente grave a bordo!

- Essa gente não está nem aí, filha.

O agente Grandpa conversa com o chefe de polícia e tenta forjar um agravante. Dá uma arma descarregada a um franzino rapaz navajo e pede que ele se faça de displicente perto dos suspeitos. Funciona. Eles, jovens e impulsivos, pegam a arma e tentam fazer o rapaz de refém (...) Agora têm elementos para mantê-los presos. O Lincoln é investigado, foi alugado em uma loja de Dakota do Sul, mas cada um dos ocupantes é de um Estado diferente. Não é surpresa que aquela organização tenha ramificações, mas é frustrante ver mais uma dificuldade desse naipe (...) Grant tem o palpite de dar uma olhada nas photos, nota umas trilhas mais brilhantes nos versos e pede um pouco de tinta de carimbo, passa e as trilhas envernizadas ficam evidentes, junta as três e vê claramente um mapa para Sunshadow a partir de Los Angeles...

- Jose, eles queriam ir para o QG dos garotos.

- Quero nomes, mas não por telephone. Traga para mim tudo o que puder conseguir.

Deixa a polícia cuidar dos elementos, vai ao Jose’s Hotel para decidirem o que fazer. O certo é que nenhum deles tem contacto directo com a Cascavel Branca. Pelo caminho ele vê gente usando camisetas e blusas com a estampa do Dead Train (...) imaginando a grandiosidade do show de amanhã, volta a pensar no assunto grave e imagina o ódio que os infames terão, quando virem Enzo bonito e saudável pela televisão.

No estádio, eles terminam o ensaio e descem ao camarote (...) Aos organizadores e trabalhadores, dá gosto ver o profissionalismo dos seis. Ao contrário do que acontece em Michigan, onde um trio iniciante pede uma banheira cheia de champanhe e manda colocarem nos noticiários, como golpe de marketing.

Rebeca e Ronald conversam amenidades ao sol, boiando na piscina. Intencionavam falar dos pretensos concorrentes, mas (...) agora falam sobre prognósticos para a carreira da banda. Aos poucos as grandes boias coloridas se aproximam, as mãos se tocam e logo os lábios também. A garota não tem nem a sombra da timidez e o agarra, faz tempo que se dá muito bem com o nobre, principalmente depois de conhecer seus defeitos, na convivência compulsória da profissão. Ela tem uma certa pena de Patrícia, ser tão perfeita lhe traz muita dor de cabeça e cansa muito, prefere administrar defeitos.

Entram de mãos dadas e encontram Patrícia adiantando assuntos burocráticos com Josephine. As duas se viram para eles, com olhos arregalados, a moçoila chama Robert...

- Vocês estão juntos? Desde quando?

- Desde a conversa que acabamos de ter na piscina. Não vá estragar o meu namoro, se tiver recomendações pra ele, faça agora.

- Ok, vamos à lista de recomendações. Ela é minha irmã, lembre-se sempre disso. Usem camisinha, porque eu conheço vocês dois muito bem, especialmente a senhorita. Lembrem-se de que o casamento de brancos com negros ainda é proibido. Por último, mas não menos importante: se você der um passo fora da linha, eu não vou poder salvar sua vida, Ron. Cuida bem dela e aproveita, sortudo.

Ela gostou desta última recomendação. As duas observam o episódio, se olham, vêem o casal subindo e o irmão da moça disfarçando a preocupação. Patrícia o chama...

- Você disfarça bem, mas não o suficiente. Tá com medo?

- Você já viu namoro e amizade se aniquilarem?

- Além do seu caso, sim, algumas vezes. Você não tinha superado isso?

- Até agora, eu acreditava que sim.

- Mas só tinha aprendido a conviver. Contem-me sobre isso, é novidade para mim.

Falam de uma colega que (...) por divergências se tornou ex-namorada e ex-amiga. Na verdade, conta a garota, ela não quer dar o braço a torcer e admitir que também teve responsabilidade no fim do namoro. Ele vê nas boas chances de sucesso da irmã, um modo torto de compensar o seu fracasso...

- “Fracasso”? Bobby, você tentou de tudo, ela é que se deixou levar por fofocas! Ela se sente tão culpada, que mudou de colégio para não te encontrar. Ela se acovardou e pulou fora, não você!

- Ainda assim, eu tenho a sensação de que não fiz o suficiente.

- Mais do que você fez, só se tivesse cortado os pulsos...

Josephine fica atenta ao diálogo. A história pessoal de cada um deles é fascinante, explica em parte a facilidade com que compõe as canções. A sós, na suíte dos irmãos, o casal comenta a boa reação de Robert, mas Rebeca confidencia que o irmão ainda hoje não superou o fim traumático do namoro (...) No salão principal, ele mostra uma canção que fez há algum tempo, mas hesitava em mostrar...

- Meu Deus, que letra linda!!! Uma mulher que não se encantar com isso, não tem amor a nada! Canta pra gente?

- Vamos, cante!

Ele anui, respira fundo, vai ao piano, emposta a voz e começa...

- Were you are? This home is so big whitout you. The nigth is so cold and so long, because my clock stoped the time, and so... About me, I’m still in the else sad place were I’m since alone from last time, my love, remembering the sweet good times, wen we was two and the bad time was good...

O palacete inteiro ouve a voz grave e polida. Rebeca não consegue segurar as lágrimas. Corre para baixo e vai abraçar o irmão. Sabe bem a dor que ele sente, polindo tão bem aquela música (...) Patrícia a inclui na lista para o próximo álbum, que discutia com a diva até serem interrompidas. Esta, pelo menos na maior parte, é uma canção para uma só voz. Rebeca se mantém abraçada, acolhendo o irmão após a canção. Se pudesse, ou se deixassem, daria uma surra naquela garota e mandaria tomar vergonha na cara (...) Enquanto isso, uma pequena multidão aplaude.

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