terça-feira, 11 de setembro de 2018

Dead Train in the rain XXVII

    Grandes sucessos, grandes problemas. A estação 27 mostra que mesmo o que é bom e desejável precisa de limites; mesmo a maturidade dos jovens. Não exagerem e embarquem, o trem vai partir.


Novamente em Los Angeles. Viajar de avião se tornou rotina para eles (...) Estão planejando os detalhes da turnê, na primavera, mas já têm três shows pontuais agendados...

- Vocês têm certeza?

- Temos – responde Patrícia. Desde que você nos apresentou a Audrey Hepburn, nós adotamos a máxima dela: É obrigação do mundo cuidar das crianças em dificuldades, todo o resto é luxo. Tem muita criança abandonada na América (...) O pai de Rebeca e Robert é um exemplo, ele é órfão e nunca conheceu um lar, até se casar.

Parte dos lucros da franquia Dead Train vai para uma fundação de amparo às crianças e idosos. É bom mocismo demais para a sanha de alguns, por isso eles preferem que tudo fique na surdina (...) os adultos assinam os contractos e já podem começar a fabricar as bugigangas com a marca da banda. Grant chega com uma boa notícia, já ultrapassaram os cem mil discos vendidos. Apostaram certo para enfrentar os ingleses, que já começam a cair no gosto do jovem americano, até no dos garotos. É feita uma pequena comemoração (...) Aos pais há o gosto extra de verem seus filhos se comportando como adultos, em uma idade em que muitos passam noites na cadeia, apenas para mostrar aos outros que já são adultos. Matthew chega intempestivamente com uma notícia quente, a dos tabloides e do tal pastor...

- PORRA!!! A gente mal entrou na carreira – se indigna Rebeca!

- Mal entraram e já estão causando polêmicas. Lembram que eu contei que trabalhei em jornalecos de última, antes de ser efetivado no Coast to Coast News? Tenho contactos (...) Corri para alertar vocês antes que os boateiros comecem a levantar acusações. Meu amor, vocês conhecem o suficiente do espiritismo para dar uma aula? Porque vão ter que fazer isso agora.

Os brasileiros consentem. Dão uma entrevista de emergência (...) Será a primeira matéria sobre religião que o jornal publicará. Hoje mesmo ele volta para New York, faz pessoalmente a diagramação e manda rodar. Ele sabe que doravante será sempre assim, terá que estar no máximo um passo atrás dos sensacionalistas, para ultrapassá-los, com disposição e sangue frio (...) Aproveita e pergunta como estão a revista com a matéria completa e o almanaque da banda...

- A revista está saindo do forno (...) O almanaque sai na metade de Dezembro. Fica calmo, você já enfrentou pressões maiores do que essa. Os dois trabalhos ficaram maravilhosos!

- Só que nunca com minha futura esposa sendo alvo dessa sordidez. Se arrependimento matasse...

Agora ele sente na pele o que é ser alvo de publicações com as quais colaborou. Pega o vôo para os arredores de Sunshadow (...) Dentro do avião é reconhecido (...) começam a encher a paciência com perguntas, especialmente sobre a diferença de idade entre ele e Renata, em tom de cobrança...

- É por isso que esperarei até ela completar dezoito anos, senhora. Até lá eu vou segurar, para respeitá-la.

Nunca precisou de tanto jogo de cintura em toda a sua vida, que ainda nem é lá tão longa (...) agora tem o público da banda a cobrar-lhe compostura com a menina dos trópicos, como alguns a chamam.

Do aeroporto de Summerfields ele vai para Sunshadow, no discreto e confiável AMC Rambler preto (...) comprou justo com o intuito de não chamar atenção indesejada. Um excelente carro, mas soa sem graça para o americano médio, ou seja, na medida para manter sua discrição. Quando começar a ganhar dinheiro de verdade, compra um carro vistoso para o lazer. Chega à casa dos pais, com quem voltou a morar, e desabafa com eles...

- Quem diria – comemora a mãe – que você fosse se tornar um homem sério tão cedo!!!

O motivo dessa reviravolta chegará em minutos. Renata não sabe se comemora o sucesso obtido, ou se lamenta pelos efeitos colaterais. Ronald dá a resposta...

- Você reclamaria se voltasse de uma batalha com marcas de espada pelo corpo?

- Não.

- Então comemore ter voltado viva de mais uma batalha.

Ao fidalgo é dada a razão. Começam a comemorar o sucesso estrondoso (...) Mal se foi um mês e já estão nas paradas de sucesso, além de terem muito mais músicas no mesmo nível para álbuns futuros, mais as que estão gestando. Os carros entram em Sunshadow pouco depois de anoitecer, havendo uma troca de passageiros, cada integrante no de seus pais, Patrícia permanecendo com os seus na Suburban, e seguem para suas casas.

Enzo vai planejando com os pais uma viagem à Calábria, nas próximas férias, que nem imagina quando virão (...) Já são doze shows confirmados para o ano que vem. O rapaz, apesar de fanfarrão, não esconde que está com um pouco de medo do sucesso repentino, ainda mais acompanhado de tanto dinheiro e polêmica (...) Talvez os primeiros shows debelem o temor. Pesa-lhe a responsabilidade de ser o vocal principal da música tema da banda, a primeira faixa do disco.

Quase que ao mesmo tempo, o governador de Michigan anuncia a reativação da ferrovia para Sunshadow e sua estação ferroviária, a ser ampliada, de olho no turismo. A estação fica a dez quilômetros da sede (...) perfeitamente acessível. O prefeito trata de ligar imediatamente para as casas dos cantores (...) para agradecer. No dia seguinte, Patrícia convoca uma reunião de emergência...

- Tá tudo muito bonito, muito legal, mas eu tenho medo que Sunshadow amargue uma bolha imobiliária, e logo depois caia no esquecimento.

- Com lixo, trânsito, especulação, criminalidade...

- Tudo isso e mais, Rebeca (...) A gente não pode simplesmente pedir ao Daniel Stewart que coloque um portão na entrada da cidade, e só deixe entrar quem tiver comprovante de endereço.

- Nem é justo. É a chance de muita gente aqui poder ganhar a vida sem ter que se aventurar pelo país – completa Enzo.

- Vamos conversar com o povo, ele precisa estar preparado para receber os turistas. Nós somos a causa disso – diz Renata – então nós temos que ajudar a amortecer esse impacto.

- A gente pode ajudar o pessoal a abrir lojinhas e lanchonetes temáticas – sugere Robert.

- É meio arriscado a gente ter a cidade inteira trabalhando pra gente – diz Ronald. (...) embora eu não veja muitas alternativas.

- Ok, turma, vamos colocar tudo no papel. É claro que colocar a cidade para viver de Dead Train não é a solução, mas é a única forma de deixar o povo pronto para enfrentar o turista (...) sabemos que o turismo não é essa oitava maravilha que as revistas fazem parecer, não para os moradores do local visitado.

Discussão de gente grande (...) vão à prefeitura, dar suas sugestões devidamente anotadas e argumentadas, com propostas de negócios e sugestões de leis (...) E, principalmente, sugerem um trato na praça central assim que a neve deixar, para que os visitantes (...) não se arrependam de terem visitado a cidade. Ligam para Josephine, avisando da decisão do governador e seus temores a respeito. Eles têm tempo, o inverno está chegando ao auge, mas querem justo aproveitar esse tempo para não serem pegos de surpresa, quando (...) curiosos começarem a chegar, especialmente os jornalistas. À noite, já cansada do trabalho emergencial, ela atende a uma ligação de Josephine (...) preocupada com a pupila...

- Você está exagerando, chérie. Não deveria se envolver tanto com assuntos tão graves, é para isso que vocês têm a mim.

- Não tem como não, Jose. A população está eufórica por finalmente ter sido lembrada (...) depois de quase duzentos anos de abandono. Você sabe o quanto os turistas podem ser inconvenientes e predatórios, se o lugar não estiver preparado e não tiver regras claras.

- E o quanto é fácil um paparazzo se misturar à multidão, sim, eu sei. Mas agora a sua amiga vai te pedir que modere. Vamos conversar no decorrer deste inverno, na primavera eu vou aí e ajudo vocês pessoalmente. A reabertura não vai acontecer antes de Abril, mesmo que as obras na estação se dêem em tempo recorde (...) Chame seu pai, quero falar com ele...

- Pai, ela quer falar com você.

- Você sabia que eu sou um gênio?

- E quem não sabe?

- Então! Este gênio colocou conversa ambiente no telephone, olha as caixas de som e microphones pelas paredes (...) Oi, Jose! Você está falando com três exemplares da nata da evolução da espécie ao mesmo tempo.

Nancy, alisando a barriga em uma poltrona, no outro canto da sala, também consegue conversar com a diva. Ela é directa, pede que cuidem melhor de Patrícia (...) está se entregando com sede demais às coisas dos adultos. Não é bom abrir mão da juventude só porque os assuntos são urgentes, é muito mais estresse do que o salutar para a pouca idade. Pede que coloquem freios na maturidade antes que saia do controle. Richard começa pegando a filha nos braços e levando-a para uma sessão de mimos. Aos demais pais da banda é sugerido o mesmo.

O jantar foi festivo. Um risoto colorido, suco de frutas diversas e gelatina multicolorida para sobremesa. Para se despedir do dia, após ser carregada para a cama, Patrícia ouve os pais cantarem uma canção de ninar, com o trenzinho fazendo as vezes de fundo instrumental. Adormece aos poucos (...) como uma criança.

0 comentários: