segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Deas Train in the rain XXVI

    É por Goiânia que eles começam a invadir o Brasil. A Renatinha ficou famosa nos estados Unidos, mas a estação 26 mostra que para toda obra prima há um arremedo com viés popularesco. Tapem seus ouvidos e embarquem, o trem já vai sair,


Dia de começar a gravação do primeiro long play do Dead Train. Estão os seis com sorrisos interauricolares (...) Deixam os dissabores da semana do lado de fora da gravadora, agora querem aproveitar as horas de trabalho artístico que tanto sofrimento lhes custou. Enzo dá uma última penteada...

- Pra quê isso?

- Quero ficar bonito no som do disco, Patty.

O nonsense ajuda a descontrair. Matthew está lá, clicando e anotando. O operador da mesa dá o sinal e eles se posicionam aos microphones. Um segundo sinal e começam a cantar com “Dead Train”, depois com “Forgotten”, “Bla-bla-band” e fazem uma pausa, para descansar as vozes e avaliar o que foi gravado. Combinam uma alteração sutil na terceira faixa e (...) dão seguimento ao trabalho. Vai uma semana trabalhando volume, instrumental, coral, repetição, canais... Mas conseguem fazer um trabalho de gente grande, o primeiro disco tem o que acrescentar à pop music. E é claro, recebem pelo trabalho duro (...) trabalharam em Sunshadow muito arduamente, para onde voltam um pouco mais ricos. Terão mais uma semana de descanso(?) e depois planejarão a primeira turnê pelo país.

A neve chega, com ela os discos da banda às lojas (...) Renata ainda se encanta com aquela coisa branca e gelada a cair do céu. Apesar dos transtornos, fica tudo tão bonito, ainda mais podendo ouvir o seu trabalho rodando na vitrola, com seu amado ao lado... e os pais logo atrás, para garantir a qualquer eventualidade. Na casa em frente, Rebeca e Robert ajudam na decoração natalina (...) levaram dois gordos cachês para casa. Ok, metade da grana foi para a poupança, mas todos os seis fizeram isso, até encontrarem um investimento que valha o suor de seus rostos, e a rouquidão de suas pregas vocais.

No colégio, os autógraphos nas capas dos discos são muitos. Os seis de trajes de gala brancos da bélle époque, com a gigantesca 4-4-4-4 negra ao fundo. Precisaram fazer um trabalho especial de jardinagem e pintura na praça (...) a comunidade escolar os acolhe bem desta vez. Alguns brios doeram, após pensarem bem no que fizeram e no quanto sairiam mal na photo.

Renata mandou presentes para os parentes no Brasil, inclusive discos autographados pelos seis. Eles ficam eufóricos, contando para todo mundo que “a Renatinha ficou famosa nos Estados Unidos”. Os jornais também dizem isso, que a banda sensação do momento tem uma brasileira (...) e a imprensa descobre quem são os parentes da cantora, uma equipe de reportagem em Goiânia segue para o Setor Coimbra-Bueno, onde ela nasceu e hoje moram os tios. Descobrem que eles têm os discos da banda, que só chegam oficialmente ao Brasil no fim do ano, por (...) complicações com gravadoras locais. E assim Goiânia é a primeira cidade brasileira a tocar Dead Train nas rádios. É tudo em inglês, quase ninguém entende patavinas, mas as melodias são tão bonitas!

Uma serpente sonda o paraíso dos garotos. Uma serpente de terno preto e bíblia sob o braço. O pastor que tentou agredir Patrícia e levou uma taca (...) inicia uma campanha contra o Dead Train (...) ele acusa o grupo de disseminar o satanismo ateu para negar o amor de Deus, conclama os fiéis a boicotarem e agredirem quem não boicotar; não com as palavras directas, é claro, para não ser processado, mas usando trechos convenientemente tirados e montados da bíblia, para justificar a “defesa da família cristã contra as influências maléficas das culturas estranhas”.

Em Los Angeles, um trio consulta seus advogados (...) insistem que encontrem uma brecha para acusá-los de calúnia e difamação, por causa do hit “Bla-bla-band”, alegando que a música foi composta para atacá-los, mesmo com o vídeo do debute mostrando que ela é pré-existente, e muito melhor elaborada do que qualquer coisa que eles já compraram de compositores independentes.

Em um tablóide qualquer, um arremedo de jornalista recorta imagens desfocadas (...) para dizer que o Dead Train pode ter influência de “magia negra de santeria brasileira”, afirmando que Renata é “santeira famosa na selva brasileira”. O texto será assinado com um cognome e atribuído a um colaborador esporádico e independente que não existe. Outros (...) decidem fazer as suas também.

Um grupo de colegas decide fazer sua própria banda, mas (...) sendo uma bla-bla-band. Compilam trechos de músicas da moda, fazem algumas (...) tentam memorizar as canções e procuram um meio rápido e fácil de alcançar o sucesso. O quarteto é todo formado por rapazes brancos e nativos dos Estados Unidos da América. Objectivo da empreitada, fazer frente à turma de Vai Quem Quer e ter os prazeres da fama, deixando todo o trabalho duro para um empresário.

0 comentários: