sábado, 8 de setembro de 2018

Dead Train in the rain XXIV

    Mulher ciumenta, mãe zelosa. A estação 24 apresenta o início do lado B da história. Embarquem e não perguntem demais, o trem já vai partir.


Cinco e trinta da fria manhã. O avião pousa, mas não desliga os motores. Uma mulher de traços refinados e austeros aguarda para embarcar. Foi em seu Volkswagen vermelho, dirigido pelo irmão acompanhado pela esposa (...) Ela sobe pela primeira vez em uma aeronave em seu vestido esvoaçante longo, verde musgo com alças pretas. Assim (...) começam os procedimentos para a decolagem e ela parte para Los Angeles. Dá uma olhada nos jornais e fica brava com as manchetes que dão, para o seu gosto, ênfase demais à plástica invejável e ao dom inato de conquistador de seu marido.

O desjejum é o mais animado das vidas dos seis. Comem enquanto lêem manchetes como “Cérebro e talento”, “O trem morto está vivo”, (...) Fora o que a própria Josephine conta dos amigos que ligaram em profusão, querendo conhecer e trabalhar com eles. Os cachês somam muitos meses do que seus pais conseguiriam trabalhando (...) Rebeca e Robert declaram que vão ajudar a comprar uma casa para a família em Sunshadow, e se livrar de vizinhos preconceituosos e do aluguel. Até agora eram os mais pobres da turma. Os outros se olham e Patrícia toma a iniciativa...

- Sei que mamãe aprovaria minha atitude. Fiquem com o meu, também quero vocês morando perto da gente.

Renata, Enzo e Ronald também entregam seus cheques para os irmãos, que então têm o suficiente para comprar uma boa casa próxima à saída da cidade. Isso estrutura a união da banda e faz a anfitriã abrir um champanhe. Enquanto Rebeca tem um de seus poucos momentos de lágrimas, brandura e meiguice, Richard liga para o corretor (...) e fecha negócio (...) imóvel em Sunshadow vale bem pouco, por enquanto. As pessoas já começam a se perguntar quanto custaria morar perto dos jovens ídolos.

Vão ao Teatro Chinês, para uma sessão photográphica. Algumas estrelas de alto quilate estão no local para aparecerem junto aos seis, inclusive uma que quer ter uma conversa com Richard sobre o episódio na sede da ONU. A diva fala com ele discretamente, enquanto ambos assistem à sessão e à reação barulhenta do público...

- Que a CIA fez um monte de asneiras, até o Mr. Famous sabe. Fez e continua fazendo, se metendo nos bastidores da política alheia.

- Você deduziu um monte de ações que estão em andamento, sabia? De algumas delas, só o presidente tinha conhecimento.

- Você, mein fräu, está me alertando de quê?

- De nada, só dando as boas-vindas. Daqui a cinqüenta anos as besteiras que os burocratas neuróticos estão fazendo vão se voltar contra nós (...) Eu sou parte de uma equipe que está acumulando material e agindo, para que a América de então possa sobreviver às conseqüências dessa irresponsabilidade.

- Tô dentro. Como posso ajudar?

- Sem querer, mein herr, você já ajudou muito, com os alertas que nos fez naquele dia. Apenas aproveite sua vida normalmente (...) cérebro. Avisaremos quando for necessário.

- Com uma condição. Minha esposa é sua fã incondicional, ela me mata se eu disser que te conheci e não tiver levado uma lembrança.

A austríaca ri desatadamente, contrariando o mito que a cerca, promete mandar o que ele quiser (...) Richard agora é um agente voluntário dos Estados Unidos da América. Ele é chamado para uma pose com a filha, quando um repórter sensacionalista dispara...

- Você foi sincero no que disse ontem, no Boa Noite Mundo? Você realmente é casado ou falou aquilo só para...

- SIM, ELE É CASADO. COMIGO!

Todas as atenções se viram para uma mulher de beleza fina e cenho franzido, que mostra nitidamente a aliança de casamento no punho fechado. Patrícia perde a pose...

- Mommy!!!

E corre serelepe para a genitora, já bem mais baixa do que ela. A estatura não impede Nancy de acolher seu rebento (...) Ela não esconde que está quase explodindo de orgulho de sua filha...

- Tão menininha ainda e já conquistou o mundo!

Adivinhem se as câmeras perdoam! É muito açúcar para uma cena só, o público adora! É puxada pela filha para a sessão, Patrícia quer dar à mãe um pouco do glamour e do sucesso que conquistaram. Ela aceita (...) abraçando firme o marido, enquanto exibe a mão com a aliança, em um recado bem dado (...) sua privacidade de agora em diante é saudade, mas ganha poses com a austríaca, que a parabeniza pela educação da filha. As crianças estão ficando muito mal criadas ultimamente, é bom ver uma moça que valoriza a boa educação e a boa convivência.

A expressão de felicidade no rosto de Patrícia é radiante. A presença da mãe parece ter lhe tirado o fardo de ser a líder da banda, está mais leve e displicente. De facto, os seis a vêem não só como uma adulta tomando conta, ela é a (...) grande responsável pelo padrão de excelência que conseguiram, é uma autoridade entre eles.

Matthew é alojado em outra suíte, para o casal poder tirar o atraso. Renata, de sua suíte, olha para o corredor...

- Ei, curiosa! O que quer ver aí?

- Eu estou vendo.

- O quê?

- Você vai ter irmãos gêmeos. Tem dois entrando na suíte, com alguns guias, em posição de reencarne.

- Sabe quem são?

- Não. Sei que são gente bem antiga.

- Mas nem nasceram, já são antigos?

- Quero dizer que (...) têm livre arbítrio há, sei lá, talvez milhões de anos, bilhões, quem sabe...

- Manda eles serem meninas! Quero duas bebezinhas para poder brincar comigo!

- Eles te ouviram... Um deles sorriu e fez sinal de positivo.

- Duas meninas, então?

- Parece que sim. Então serão três bebês em Sunshadow, no ano que vem. A maior parte das vezes é triste, mas de vez em quando é muito bom ser médium. Promete se segurar?

- Por que?

- Se não eu não posso te contar a maior.

- Um instante.

Vai buscar um travesseiro e volta...

- Pronto, pode falar.

- A sua avó está, por assim dizer, chefiando a equipe.

Ela enfia a cara no travesseiro para não gritar. Fica eufórica (...) Renata tem que abraçá-la, para ela não sair pulando como uma louca pelo palacete. Avisa que Naomi está se aproximando, e a americana começa a tremer nas bases, nesta noite ela a buscará para um passeio inspirador. Que evite alimentos pesados...

- Então é só você aliviar no jantar que poderá... Hein? Como assim? Eu?!! Eu tenho que ir junto?

- Wohoooo!

À noite as duas dizem que querem aliviar no jantar, para meditarem. Não é mentira, só não é toda a verdade. Richard olha para a filha com aquela cara de quem sabe que ela está escondendo algo. Patrícia devolve o olhar, com cara de quem vai continuar mantendo segredo. Vão (...) ver pela tevê o que estão falando a seu respeito. A aparição inesperada de Nancy é destaque, mas o prato principal é a demanda por um disco, que Matthew assegurou aos apressados que está sendo providenciado...

- Puxa vida, vocês ficaram famosos sem querer (...) e eles já querem ver discos nas lojas? Aliás, já pensaram na capa?

Renata mostra um esboço, que foi motivo de discussões acaloradas (...) o trem da praça central com os seis vestidos como na bélle époque, pendurados nele. Arranca risos, mas os adultos gostaram. Tratam deste (...) até a hora de irem dormir...

- Ainda é cedo, mom.

- Talvez cedo para o que vocês estão se acostumando, honey, mas é hora de quem trabalhou tanto ir repor as energias. Venham cá, os seis.

Dá um jeito e abraça todo mundo no sofá, quase desaparecendo entre eles(...) Então dá um beijo na testa de cada um e os manda para cima. Fica claro à quem Patrícia puxou a liderança.

O dia seguinte é dedicado a um trabalho rápido, discussão sobre que productos serão licenciados com o nome da banda. Richard se lembra da conversa com Hedy e pede a palavra...

- Uma publicação, que tal?

- Quadrinhos? Está nos planos, mas gostaria de ouvir sua sugestão – responde Josephine.

- Não (...) Isso todo mundo já tem, é quase uma bajulação infantil a quem não tem conteúdo. Eu estava pensando em revistas de actividades, uma espécie de almanaque semanal, com assuntos da banda também, mas com cultura e curiosidades, coisas que convenceriam à coleção e fariam diferença (...) um diferencial importante, talvez até algo que os professores não proibissem em sala de aula.

- Sua idéia é interessante! Fale mais!

Ele improvisa o que tem em mente, esboçando com lápis e papel, não descartando algumas páginas com quadrinhos curtos, mas focando o aprendizado lúdico e espontâneo de ciência e conhecimentos gerais, inclusive música. Apesar de jovem, a diva é doutorada em administração e finanças, ela faz um rápido cálculo e vê o quanto isso pode render, inclusive quanta mão de obra pode empregar; Renata faz questão de saber isso. Nada é conclusivo, mas (...) já têm um norte para as próximas reuniões, após gravarem o primeiro disco. Ela se vira para Nancy e explica, vendo a cara de perplexidade da mulher...

- Ma chérie, infelizmente será assim, de agora em diante. Quem bate ponto e vende horas de trabalho por um salário, tem folgas e férias certas. Nossos pupilos (...) não têm mais dia e hora para trabalhar. São ossos do ofício, mas verá que não vamos sobrecarregar eles.

- Ao contrário daquela peste dos infernos!

Todos olham para Rebeca. Seu tom de voz foi agressivo. Conheceram Elvis e ela o amou de primeira, mas odiou seu empresário assim que o viu, de graça. Os artistas com quem conversou depois, também disseram que (...) é a única droga que o rei do rock realmente usa.

0 comentários: